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Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
Um dos pontos cruciais para o aumento da competitividade está na necessidade de possuir uma cadeia produtiva organizada, contando com parceiros estratégicos ao longo do processo. A cadeia produtiva moveleira divide-se entre os segmentos de indústria, comércio e serviços, e estes subdividem-se em suas especificidades. Vamos analisar alguns desses pontos da cadeia.
Matérias-primas básicas
Envolve a extração da madeira e a fabricação de painéis reconstituídos, principal insumo da cadeia moveleira. Da mesma forma, agrega materiais complementares, como metal, plástico, vidros, têxtil, tintas e adesivos. Nesses elos encontram-se potenciais âncoras ou parceiros estratégicos, visto que grande parte desses fornecedores compreendem grandes empresas.
Fabricação de móveis
Etapa de transformação das matérias-primas supracitadas em produto final, tais como móveis e colchões. Aqui transitam basicamente três tipologias de fabricantes: seriados, planejados e sob medida. Esta última compreende a maioria das empresas do Estado do Rio Grande do Sul, caracterizadas por perfil familiar, dotadas de baixa ou média tecnologia.
Bens de capital
Maquinários e componentes que envolvem outras indústrias, como a metalúrgica. Seguindo a mesma lógica, neste elo encontram-se potenciais âncoras ou parceiros estratégicos, visto que grande parte destes fornecedores compreendem grandes empresas.
Comércio de móveis
Quanto ao comércio dos produtos, esta categoria pode ser subdividida em:
Serviços
A subdivisão serviços compreende os elos de Arquitetura e Design, profissionais responsáveis pela especificação, projetos e, em algumas vezes, comercialização dos produtos, principalmente quando tratamos das marcenarias, visto que as mesmas, em sua maioria, não possuem uma estrutura comercial formalizada e dependem desta parceria para alavancarem suas vendas.
Ainda no elo Serviços encontram-se a Montagem e a Reparação dos móveis, estas atendem à indústria moveleira em geral. Ambos os elos estão ligados intimamente ao comércio e à indústria, seja demandando novos projetos ou executando projetos comercializados.
Compreender o funcionamento da cadeia produtiva, as relações entre os elos e o seu posicionamento como empresa no contexto torna-se essencial para fomentar parcerias estratégicas e, assim, buscar diferenciais de agregação de valor junto ao seu cliente, obtendo vantagens competitivas. Esses diferenciais podem estar relacionados à integração de conhecimentos e capacidades para reduzir gaps de tecnologia no processo, ao aumento da performance da produção para escalar produtos ou serviços, reduzindo prazo de entrega ao cliente, ou ainda ao ato de proporcionar experiências ao cliente nas interações com a marca, produto ou serviço deixando de entregar commodities.
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