Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moveleiro

Perspectivas no setor moveleiro

Melhoria contínua é caminho para sucesso

atualizado em: 07/12/17
Ricardo Dal Piva

Ricardo Dal Piva

Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário

COMPARTILHE
“O que há de errado com o que está sendo feito atualmente nos processos e na gestão de indicadores de chão de fábrica das nossas empresas?”

Meu nome é Ricardo Dal Piva, sou técnico no Instituto Senai Madeira e Mobiliário de Bento Gonçalves e através de várias consultorias tenho tentado responder o que há de errado nos processos e na gestão de indicadores da produção de nossas empresas. Depois de dez anos de experiência, arrisco dizer que nada e tudo, ao mesmo tempo. Mas, se nada está errado, como explicar inúmeras falhas de gerenciamento da produção?

Elenco alguns motivos que explicam por que a gestão da grande maioria das fábricas vem fracassando na tentativa de buscar melhores resultados:

  • A competitividade entre as empresas está cada dia maior, mas a maior parte delas está apenas perseguindo seus concorrentes, ficando sempre atrás, sem realizar melhorias que gerem oportunidades para tomar a frente de seus concorrentes;
  • Diretores, gestores e principais líderes ainda não entenderam que apoiar realmente a produção é ter indicadores que possam dar subsídios para tomada de decisões fundamentadas;
  • Investimentos para automação de processos passam despercebidos ou são deixados de lado, diante da rotina e da falta de gerentes de operações com o perfil adequado;
  • Os colaboradores são um grande desafio, tanto pela falta de motivação, quanto pela falta de habilidades e de formação, deixando o empresário refém da estagnação operacional de sua fábrica;
  • As empresas buscam consultorias ou adesão a programas para resolver problemas pontuais em seu processo, atuando de forma corretiva e não preventiva.

Os motivos acima são sintomas, mas existem outros fatores que são as causas da má gestão, falta de controle e principalmente falta de indicadores para o chão de fábrica. Em média, 99% das empresas não têm dados para uma boa gestão, como por exemplo: nunca realizaram um Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) de sua linha, para entender sua real capacidade e demanda. Ou ainda, nunca implementaram um Overall Equipment Effectiveness (OEE), para saber qual a eficiência global de seus processos. Nunca desenharam seus leiautes com objetivo de analisar e identificar suas perdas por movimentação contra fluxos, ou simplesmente, evitar a pergunta que os empresários nunca sabem responder: “Por que o produto não ficou pronto hoje?”

Aprendi que os produtos mudam, os custos, os processos e principalmente os concorrentes mudam. Diante disso, as empresas precisam entender que a mudança não pode parar, as melhorias devem ser contínuas por mais difíceis e doloridas que pareçam. Nos próximos anos as empresas não irão fracassar por causa da qualidade dos produtos, mas sim, por deixar de lado o controle de seus processos, a ausência de indicadores e de ferramentas para mensurar a real eficiência e capacidade dos processos, pois as mudanças de cenários serão constantes independente dos processos dentro de uma empresa.

 

Gostou deste artigo? 

Conheça outros materiais sobre o tema. ACESSE

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: