Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moveleiro

Processos

Mudar comportamentos para conquistar mais qualidade e produtividade

atualizado em: 16/08/18
Cleandro Nilson

Cleandro Nilson

Founder, CEO Gabster

COMPARTILHE
Muito mais do que incentivar o descarte, a limpeza e a ordem, o 5S trabalha o comportamento das pessoas

Restos de materiais, embalagens e até equipamentos que não são mais utilizados podem ocupar um espaço precioso dentro da produção, e o resultado desse acúmulo de itens pode ser prejudicial para uma boa produtividade. Portanto, é importante o empresário aprender como lidar com essa situação utilizando um conceito mundialmente conhecido e praticado por muitas empresas, o “5S”.

Esse processo de organização da produção vem do Japão. Foi criado na década de 50 para possibilitar um ambiente de trabalho saudável e trazer mais produtividade para as empresas. Mas, como todas as ferramentas da qualidade, de nada adianta dar início ao trabalho sem ter um plano para manter os conceitos sempre presentes.

No Brasil, referenciamos o 5S a um programa de ordem e limpeza. Mas muito mais do que incentivar o descarte, a limpeza e a ordem, o 5S trabalha o comportamento das pessoas. Os três primeiros ‘S’ (SEIRI = UTILIZAÇÃO, SEITON = ORDENAÇÃO, SEISO = LIMPEZA) provocam uma mudança de comportamento coletivo através de alterações físicas ou mecânicas. É quando as pessoas utilizam os sentidos do corpo para assimilar os conceitos.

Quanto mais bagunçada estiver a marcenaria, mais impacto haverá com a aplicação destes três primeiros sensos. Depois de satisfeitos os problemas mais básicos, com recursos necessários suficientes e com ordem e limpeza, é que podem ser tratadas os dois próximos ‘S’ (SEIKETSU = SAÚDE e SHITSUKE = AUTODISCIPLINA).

Mudar comportamentos para conquistar mais qualidade e produtividade

Embora pareçam simples, somente algumas organizações conseguem implantar sistematicamente os três primeiros ‘S’. Implantar todos os cinco ‘S’ é privilégio de poucas. Um fator determinante para manter o 5S está diretamente relacionado à formação educacional de cada pessoa. Nesse ponto entra a importância do conhecimento. As pessoas que têm uma boa educação aderem mais facilmente ao 5S, principalmente quando são estimuladas fisicamente na implantação dos três primeiros ‘S’. A dificuldade maior está naqueles que não possuem comportamentos alinhados ao 5S. Independentemente do nível social, acadêmico ou hierárquico, essas pessoas serão mais resistentes a absorverem o conceito. Nesse ponto é que se torna ainda mais importante o papel do dono da marcenaria.

 

A Importância do líder

Um líder que planeja a médio e longo prazos, sabendo que a sua equipe ainda não possui o conhecimento necessário para entender os preceitos do 5S, deve agir estrategicamente. Por isso, a ordem de trabalho é a seguinte:

  1. Influenciar a mudança do comportamento coletivo através de decisões tomadas na alta gerência. Significa mudança em layout, organização das instalações e limpeza.
  1. Criar mecanismos para manter a ordem através de procedimentos, regras e políticas até que o comportamento individual seja influenciado.

Somente dessa forma, quando todos os indivíduos tiverem novas atitudes com autodisciplina, é que todos poderão entender e internalizar o conhecimento. É uma estratégia para que o conhecimento seja internalizado de forma prática. O 5S é um processo de educação e traz benefícios concretos, principalmente se utilizado com outras ferramentas gerenciais.

O conceito de 5S é uma boa forma de proporcionar a educação sobre o que deve ser feito em termos de organização. Por isso, pode-se dizer que investir em processos é o meio concreto para obter padronização, responsabilidade, unidade e cooperação de sua equipe.

Sendo assim, aplique o conceito 5S e note ao longo do tempo os resultados. Com certeza sua empresa ganhará em disciplina e produtividade.

 

Veja também:

Recrutar e selecionar: o sucesso da empresa está no capital humano

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Maio de 2024

Sebrae RS mobiliza movimento de compras locais em apoio aos negócios do Rio Grande do Sul

SAIBA MAIS

 

02 de Maio de 2024

Sebrae RS leva empresários gaúchos à maior feira de alimentos e bebidas das Américas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: