Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI mei credito Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Moveleiro

Inovação

Novas experiências para os clientes com as realidades digitais

31/05/18
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O investimento em realidades virtual e aumentada é importante, já que são tecnologias que chamam a atenção e estimulam as pessoas que usam a se ligarem ao produto ou marca

A realidade virtual e a realidade aumentada – ou comumente conhecidas pelas siglas em inglês, “VR” e “AR” – são tecnologias que permitem transportar as pessoas para dentro de ambientes simulados. Em outras palavras, é possível ter a sensação de estar fisicamente inserido em um ambiente totalmente fictício (caso da VR) ou no ambiente real com inserção de novos elementos (caso da AR), visualizando-os por todos os ângulos, como se a presença dentro deles fosse quase real. Cada vez mais empresas têm buscado essas tecnologias para transmitir novas experiências aos seus clientes.

Maicon Klug, CEO da Imersio, cita alguns exemplos de mercado e aplicação. Ele lembra que no varejo é possível atrair mais a atenção dos consumidores nos pontos de vendas (PDV), gerando um maior contato das pessoas com as marcas e produtos. Lançamentos de novos produtos, personalização de itens, visualização de informações técnicas e instruções de uso de equipamentos são ideias interessantes de serem trabalhadas:

  • No mercado de móveis, a AR pode ser usada para o cliente visualizar como ficará o mobiliário e decoração em sua casa antes mesmo de comprar os produtos.
  • No turismo, as empresas podem vender pacotes de viagens apresentando de forma imersiva os principais pontos turísticos das cidades, Estados ou países de destino. No momento da compra os clientes podem ter uma pequena degustação do que irão presenciar pessoalmente.
  • Na saúde, a VR pode ser utilizada como forma de distração e entretenimento das pessoas em processos laboratoriais ou cirúrgicos. Também já é utilizada para o tratamento de fobias e traumas.
  • No mercado imobiliário, facilita a apresentação de imóveis ainda na planta, reduz custos com a criação dos imóveis decorados físicos e otimiza o tempo de clientes e corretores reduzindo o número de visitas presenciais em imóveis prontos.
  • Na arquitetura, facilita a apresentação de projetos de interiores, colocando os clientes dentro dos projetos antes mesmo da execução da obra.
  • Na estética e beleza, sistemas já permitem que pessoas vejam de antemão como ficará o corte e a cor da tintura do cabelo.

Novas experiências para os clientes com as realidades digitais

Esses são alguns de muitos exemplos já sendo utilizados ou em desenvolvimento. Segundo Maicon, para se obter uma experiência de imersão, é necessário combinar os três pilares da realidade virtual: conteúdo imersivo, aplicativo de realidade virtual e óculos de imersão. Segundo ele, uma experiência imersiva só existe quando juntamos esses três itens.

O investimento em realidades virtual e aumentada é importante, já que são tecnologias que chamam a atenção e estimulam as pessoas que usam a se ligarem ao produto ou marca. Elas também modificam, melhoram e facilitam muitos processos em vários setores. Outro motivo é que atendem ao novo perfil de compra dos consumidores. É ideal que essa experiência seja disponibilizada tanto em PDVs como em meios online, que é onde o cliente está buscando por informações e tem o primeiro contato com a marca e/ou produto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Setembro de 2018

Sebrae RS seleciona empresas para Feira Medica, na Alemanha

SAIBA MAIS

 

19 de Setembro de 2018

Contos da Catedral: imersão em cultura e arte

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/09/2018 11:25

Rodada de Negócios reúne setor metalmecânico em Canoas

Sebrae RS Podcast 19/09/2018 17:00

Sebrae realiza semana temática de marketing e vendas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: