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Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
O setor de logística tem uma magnitude de respeito. O valor estimado desse mercado em nível mundial está na casa dos trilhões de dólares, segundo analistas. E a tendência é que ele só suba, já que esse segmento está em constante expansão. A explicação para isso é simples. Com o mundo cada vez mais conectado, a quantidade e a diversidade de bens que podem ser adquiridos via internet também só aumentam, inclusive expandindo a atuação do setor moveleiro. Isso, claro, vai exigindo mais e mais avanços na logística, cujos serviços passam a assumir um papel de destaque dentro das empresas. Diante desse cenário, a busca por soluções inovadoras que aprimorem os processos logísticos se torna incessante, refletindo em muito avanço tecnológico.
Já existem muitas iniciativas interessantes colocadas em prática e outras ousadas em andamento. E o que se observa de comum em grande parte delas é o foco em alguns aspectos específicos. Um deles, claro, é o cliente, pois a logística está voltada a atender à demanda e satisfazer os consumidores em termos de agilidade na entrega e garantia de produtos intactos. Outro ponto é a sustentabilidade, uma vez que há preocupação em reduzir a emissão de CO2 e resíduos, utilizando formatos menos poluentes de entregas. E, como não poderia deixar de ser, a tecnologia está no centro das atenções desse setor, que busca através dela criar alternativas que tragam o melhor custo-benefício.
Uma das práticas arrojadas e futuristas que estão sendo analisadas e desenvolvidas para trazer avanços na logística é a do uso da Internet das Coisas (IoT, conforme sigla em inglês), com tecnologia de comunicação máquina a máquina, que torna o chão de fábrica conectado (permitindo maior monitoração dos processos industriais) e facilita o controle das mercadorias em trânsito.
Outra é a impressão em 3D, que descentraliza a produção, possibilita maior customização, permite a manutenção de estoques menores e diminui o trajeto de entrega. Até mesmo a utilização de veículos autônomos (sem motoristas) como medida de redução de custos já está sendo testada.
Mas a inovação no setor de logística não é apenas uma aposta para o futuro, já existem empresas que implementaram mudanças e saborearam retornos altíssimos com isso. Um grande exemplo é a Amazon. Para superar as dificuldades iniciais, ela apostou em inovar e hoje é uma gigante do setor. Uma das ideias que ela colocou em prática foi a de ser independente em relação ao transporte, criando uma frota própria e também garantindo várias opções e parceiros diferentes. Ela também priorizou reduzir o tempo de entrega, investindo em pessoas e tecnologias que trouxessem mais organização e agilidade nos processos logísticos. E mesmo com o sucesso das iniciativas, ela não se acomodou e continua transformando o setor. A bola da vez é a entrega por drones: no último ano, foi concedida a ela uma patente relacionada ao carregamento dessas máquinas em pleno ar, com energia eólica.
No Brasil, um mercado que vem se movimentando para aprimorar os serviços de logística é o de móveis. Segundo dados da Ebit, o setor moveleiro ocupa a quarta posição em volume de pedidos no comércio eletrônico e a quinta em resultado financeiro de vendas. Para acompanhar esse ritmo, duas das principais varejistas brasileiras declararam no fim do ano passado que aumentarão a velocidade de suas entregas.
O Magazine Luiza anunciou que pretende concluir cerca de 50% de suas encomendas em até dois dias, contando com integração entre lojas físicas e virtuais e com otimização no uso de caminhões. E a Via Varejo, que detém as marcas Casas Bahia e Ponto Frio, contratou serviços de integração entre entregadores independentes e empresas comerciais visando reduzir o tempo de entrega também para dois dias.
Das empresas do setor de móveis brasileiro, 72% se concentram em cinco Estados, com destaque para o Rio Grande do Sul. Por isso, é possível notar movimentações de companhias gaúchas desse mercado no sentido de melhorar seus processos logísticos.
A Focco Sistemas de Gestão, de Caxias do Sul é um exemplo. A empresa fechou uma parceria de logística no setor moveleiro com a TranspoBrasil, de Blumenau (SC), criando uma integração que oferece funções como seleção de transportadora, gestão dos documentos eletrônicos, rastreamento de cargas, controle de custos e planejamento de rotas. O investimento visa reduzir custos, gerar vendas e atender às demandas com agilidade e qualidade.
Com esse cenário posto, o empresário, seja qual for o tamanho de seu empreendimento, sai ganhando ao manter um olhar atento nos avanços do setor de logística para implementá-los em seu negócio.
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