Mais buscados: mei credito sei BOAS Praticas CONSULTORIA
Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
Algumas reflexões sobre macrotendências, comportamento, consumo, produção, design, ocupação de espaços e sustentabilidade, dentre outros, são necessárias para orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios. Entre as principais tendências do setor, podemos destacar:
A experiência é um termo aplicado à percepção de um produto que um usuário tem ao interagir com ele. Não necessariamente está ligada a um produto tangível, também se refere ao que sua experiência é ao se interagir com uma marca através de todos os pontos de contato, desde o atendimento ao cliente, aplicativos mobile, marketing, publicidade, social media etc.
A chamada produção conectada é realizada com o uso de softwares já disponíveis no mercado, que fazem a integração de forma eficiente entre o projeto realizado por um arquiteto, designer, projetista ou lojista, e o maquinário existente na produção da empresa. A implementação possibilita dinamismo em todas as fases do processo, por conta da rapidez e da exatidão nas informações para fabricação dos móveis, com menor uso de mão de obra, padronização de processos, aumento da qualidade final dos produtos, e, consequentemente, uma prestação de serviço mais ágil.
A qualidade e o preço dos produtos influenciam a decisão de compra, porém, os consumidores buscam cada vez mais participar ativamente da criação. A tecnologia tridimensional é uma importante ferramenta para auxiliar o trabalho neste processo, pois é capaz de criar uma experiência virtual e despertar as emoções dos clientes através da interação.
Empresas conectadas com as emoções dos clientes podem ter um retorno muito compensador, considerando a enorme oportunidade de criar valor, tratando conexões emocionais como ciência e estratégia. O modelo se resume em aplicar métodos analíticos de big data a conjuntos detalhados de dados do cliente, identificando inicialmente os motivadores emocionais para os clientes de maior valor.
Empresas do segmento mobiliário têm utilizado a conectividade por meio de aplicativos que aliam conforto, funcionalidade e segurança. Camas que eliminam ruídos ou oferecem a melhor posição para assistir à TV, luminárias ou móveis com carregadores de smartphones integrados, ou ainda regulagem de altura automatizada de acordo com sua necessidade são alguns exemplos da tecnologia disponível em móveis e objetos de decoração.
Uma empresa que aplica uma abordagem centrada no usuário está enraizada no profundo conhecimento de suas necessidades e objetivos como um ser humano. Entramos em um momento onde o engajamento autêntico é o aspecto mais importante de uma ideia de negócio, tornando o cliente um parceiro no processo. O tema upcycling, que consiste na reutilização de produtos que acabariam sendo descartados, está ganhando proporção em novos modelos de produção, trazendo à tona a necessidade de personalização dos produtos, com objetos únicos e exclusivos para cada cliente.
O mercado está em constante transformação; desta forma, mapear tendências é fundamental para se manter conectado com os consumidores. A partir das oportunidades acima, como sua empresa está se preparando para isso?
Veja Mais
Notícias
18 de Março de 2025Projeto com lançamento em Santiago fomenta exportação de mel e derivados apícolas gaúchos
SAIBA MAIS18 de Março de 2025
Municípios podem se inscrever para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.