Mais buscados: mei crEdito Sei boas praticas consultoria
Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS
Com o objetivo de construir direcionamentos estratégicos para fazer a cadeia moveleira do RS tornar-se mais inovadora, competitiva e sustentável, surgiu a agenda de planejamento intitulada “O Futuro do Setor Moveleiro”, na cidade de Bento Gonçalves, em outubro de 2018.
O evento foi realizado pelo Sebrae RS e contou com o apoio institucional das seguintes entidades: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sindmóveis, Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul – MOVERGS, Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Abimóvel.
Além dessas entidades, que figuram entre as mais importantes do país, a agenda contou com a participação de representantes do poder público, universidades, empresários e demais entidades relacionadas ao segmento das principais regiões do Estado do RS que possuem atuação no mobiliário: Serra, Vale dos Sinos, Metropolitana, Planalto e Vale do Taquari, totalizando 75 pessoas.
O evento foi conduzido pelo consultor em design estratégico Marcos Batista, que apresentou o papel da inovação na nova economia modelando negócios significativos. Após a palestra, iniciou-se a interação com os presentes através da aplicação sequencial de ferramentas estratégicas, tais como: Matriz de Alinhamento, Mapa de Empatia, Diagrama de Afinidades, Entendimento dos Cenários do Setor Moveleiro, Desafios – Ideação e Detalhamento, e Diretrizes Futuras.
Como resultado do workshop surgiram sete principais pilares para atuação setorial: governança, mercado, financeiro, pessoas, processos, novos modelos de negócio e transformação digital. Tais conceitos estão reunidos no e-book “Transformação da Cadeia Moveleira – Resultados de Estudos Realizados”.
O material está organizado da seguinte forma:
Descrição do tema priorizado (um dos sete pilares), abrangência compreendida e entendimento do tema em relação ao segmento.
Resultados macro relacionados com o tema principal (principais entregas).
Dúvidas não respondidas ou desafios que merecem ser superados para garantir as principais entregas.
Possibilidades de ações que merecem ser implementadas como meio para atingir os resultados principais e concretizar a entrega do tema principal. Lembrando que estas ações são entendidas como orgânicas, ou seja, não estão finalizadas e devem ser constantemente revisitadas para uma real transformação da cadeia.
O documento idealiza os resultados do “Encontro de Planejamento”, porém, carece de um olhar amplo sobre as ações que já estão acontecendo junto ao segmento, seja através de iniciativas pontuais, parceiros ou entidades. Estas podem se somar de forma a potencializar e acelerar a redução das lacunas da cadeia.
Quer saber mais?
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.