Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei sei credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Moveleiro

Inovação

Transformação da cadeia moveleira: resultados de estudos realizados

atualizado em: 18/04/19
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Foram definidos sete principais pilares para atuação setorial: governança, mercado, financeiro, pessoas, processos, novos modelos de negócio e transformação digital

Com o objetivo de construir direcionamentos estratégicos para fazer a cadeia moveleira do RS tornar-se mais inovadora, competitiva e sustentável, surgiu a agenda de planejamento intitulada “O Futuro do Setor Moveleiro”, na cidade de Bento Gonçalves, em outubro de 2018.

O evento foi realizado pelo Sebrae RS e contou com o apoio institucional das seguintes entidades: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sindmóveis, Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul – MOVERGS, Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Abimóvel.

Além dessas entidades, que figuram entre as mais importantes do país, a agenda contou com a participação de representantes do poder público, universidades, empresários e demais entidades relacionadas ao segmento das principais regiões do Estado do RS que possuem atuação no mobiliário: Serra, Vale dos Sinos, Metropolitana, Planalto e Vale do Taquari, totalizando 75 pessoas.

Cadeia moveleira em debate

O evento foi conduzido pelo consultor em design estratégico Marcos Batista, que apresentou o papel da inovação na nova economia modelando negócios significativos. Após a palestra, iniciou-se a interação com os presentes através da aplicação sequencial de ferramentas estratégicas, tais como: Matriz de Alinhamento, Mapa de Empatia, Diagrama de Afinidades, Entendimento dos Cenários do Setor Moveleiro, Desafios – Ideação e Detalhamento, e Diretrizes Futuras.

Como resultado do workshop surgiram sete principais pilares para atuação setorial: governança, mercado, financeiro, pessoas, processos, novos modelos de negócio e transformação digital. Tais conceitos estão reunidos no e-book “Transformação da Cadeia Moveleira – Resultados de Estudos Realizados”.

Transformação da cadeia moveleira: resultados de estudos realizados

O material está organizado da seguinte forma:

Tema principal

Descrição do tema priorizado (um dos sete pilares), abrangência compreendida e entendimento do tema em relação ao segmento.

 

Linhas de atuação

Resultados macro relacionados com o tema principal (principais entregas).

 

Desafios

Dúvidas não respondidas ou desafios que merecem ser superados para garantir as principais entregas.

 

Ações sugeridas

Possibilidades de ações que merecem ser implementadas como meio para atingir os resultados principais e concretizar a entrega do tema principal. Lembrando que estas ações são entendidas como orgânicas, ou seja, não estão finalizadas e devem ser constantemente revisitadas para uma real transformação da cadeia.

O documento idealiza os resultados do “Encontro de Planejamento”, porém, carece de um olhar amplo sobre as ações que já estão acontecendo junto ao segmento, seja através de iniciativas pontuais, parceiros ou entidades. Estas podem se somar de forma a potencializar e acelerar a redução das lacunas da cadeia.

Quer saber mais?

Acesse o E-book Transformação da Cadeia Moveleira

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

04 de Agosto de 2021

Programa Cidade Empreendedora é lançado em Palmeira das Missões

SAIBA MAIS

 

03 de Agosto de 2021

Sebrae RS promove maior evento phygital de inovação do RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 02/07/2021 17:14

Projeto Comprador aproxima fornecedores e grandes players da indústria na Mercopar 2021

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em:

Nosso sistema de envio de senhas por e-mail está em manutenção, mas você pode usar o Chatbot, que fica localizado no canto direito da página, para fazer uma senha temporária