Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI CREDITO CONSULTORIA boas praticas

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Mercado

A lã voltou?

atualizado em: 15/11/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Não diferente de outras matérias-primas, a lã obedece à lógica do mercado, em um vai e vem das tendências mundiais sinalizadas pela indústria e pelo mercado consumidor

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A de menino está 28 (R$/kg), a de Ideal está 21 e a de Corriedale, 10”. Assim responde um importante comprador de lã do Estado do Rio Grande do Sul, no findar do mês de outubro, ao ser perguntado sobre o preço da lã bruta que está sendo pago ao produtor.

Não diferente de outras matérias-primas, a lã obedece à lógica do mercado, em um vai e vem das tendências mundiais sinalizadas pela indústria e pelo mercado consumidor.

Lã x sintéticos

Isso significa que a lã ovina venceu a batalha com os fios sintéticos? Na verdade, o que houve foi uma solidificação das posições ocupadas pelo fio natural. Recordemos; até os anos 80 a lã figurava soberanamente como a principal fibra têxtil de origem animal. Já no início dos anos 90, como uma alternativa sintética surgem os fios de nylon e outros polímeros químicos artificiais, compostos estes com grande competitividade econômica e produtiva mundo afora. Esse fenômeno culminou com uma grande retração do rebanho mundial de ovinos e consequente desvalorização da lã natural.

Hoje, passados 30 anos do surgimento imperioso dos fios sintéticos, a lã consegue se reposicionar, tomando para si o espaço que seu por excelência: o mercado da qualidade. Da mesma forma, o espaço do fio sintético segue com seu espaço consolidado. O que ocorreu foi um direcionamento mercadológico, onde cada tipo de produto – sintético ou natural – percorre os caminhos e oportunidades de cada tipo de indústria. Tem espaço para ambos.

Potencial de mercado

Sempre na lógica de primeiro olhar o mercado e depois estruturar o sistema produtivo, é possível dizer que o que acontece hoje com mercado da lã é pautado pelo que acontece nas prateleiras do mundo, onde cada vez mais a riqueza dos detalhes, a personificação, as possibilidades da customização e o link com o artesanato e com os produtos de alto valor agregado, representam o grande potencial para esse mercado.

Nessa lógica cabe ao ovinocultor profissional ficar 100% antenado nessas mudanças e em todas as oportunidades que estão surgindo. Afinal, o primeiro elo da cadeia é aquele que garante na base a qualidade do produto lã.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir recebe bom público

SAIBA MAIS

 

23 de Agosto de 2019

Espaço Juntos para Competir receberá produtores rurais

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:22

Sebrae-RS promove encontros com quem pretende abrir uma Empresa Simples de Crédito

Sebrae RS Podcast 21/08/2019 17:19

Sebrae-RS realiza seminários sobre Empresas Simples de Crédito

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: