Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Saúde

Conjuntura

Comportamento do consumidor e os novos desafios da saúde

atualizado em: 23/08/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Envelhecimento populacional e carga de doenças crônicas não transmissíveis são desafios à política mundial e ameaças à sustentabilidade dos modelos de saúde e assistência social

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

As descobertas e avanços do setor da saúde têm sido orientados por inúmeros fenômenos. Destaca-se nesse cenário complexo o impacto social e econômico que têm gerado: longevidade, avanço das doenças crônicas não transmissíveis e avanço dos transtornos mentais e comportamentais.

Nesse sentido, nasce uma nova economia conhecida como “Economia Silver” com o objetivo de atender ao aumento da longevidade, representada pelas necessidades das pessoas com mais de 50 anos.

E para reforçar essa economia ainda mais, a expectativa de vida cresce a cada ano de vida do brasileiro, tendo aumentado 25,4 anos de 1960 a 2010, ao passar de uma média de 48 anos para 73,4 anos, e chegar a 75,5 anos em 2016, devendo atingir 78,6 anos em 2030 e 81,2 anos em 2060.

Mesmo com a expectativa de vida em crescimento, a qualidade da saúde está aquém do esperado, os brasileiros deixaram de morrer de doenças infectocontagiosas para morrerem de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias). Essas enfermidades respondem por aproximadamente 72,6% das mortes no País, com destaque as cardiovasculares.

Panorama em uma década:

Fonte: Dados da VIGITEL

O envelhecimento populacional e a carga de doenças crônicas não transmissíveis representam grandes desafios para a política mundial e ameaças à sustentabilidade dos modelos existentes de saúde e de assistência social.

O terceiro impacto e hoje a nova epidemia mundial, alertado pela Organização Mundial da saúde (OMS), é a DEPRESSÃO, que, conforme estudo, a partir de 2030 estará entre as principais causas de óbito e de incapacidade para o trabalho no mundo. A estimativa é que em torno de 322 milhões de pessoas de todas as idades sofram de depressão.

As variáveis mencionadas acima influenciam no comportamento do consumidor e nas exigências para o setor da saúde e bem-estar do País e, consequentemente, no Estado Rio Grande do Sul.

 

Veja também:

Curso Online – Tecnologia e Saúde

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

02 de Julho de 2024

Kick-off Inove: evento busca desenvolver o ecossistema de inovação de Santiago

SAIBA MAIS

 

01 de Julho de 2024

Mais de 750 empreendedores rurais já se inscreveram para receber a consultoria Sebraetec Supera

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: