Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI sei Credito consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Saúde

Crescimento

Estímulo a MPEs é essencial para fomentar inovação

atualizado em: 06/12/18
Clarissa Rodrigues

Clarissa Rodrigues

Chief Executive Officer da GRINN, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde

COMPARTILHE
Apesar de gastos expressivos com saúde, o País apresenta dificuldade significativa em se inserir como um grande player de pesquisa e desenvolvimento no setor

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Gastos com saúde no Brasil representam cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB), e estimativas reportam que este valor poderá atingir entre 20% e 25% em 2030. Apesar de gastos expressivos com saúde, o País apresenta dificuldade significativa em se inserir como um grande player de pesquisa e desenvolvimento no setor. Estímulo a micro e pequenas empresas e startups de base tecnológica é fundamental para fomentar inovação no País e o desenvolvimento do setor da saúde.

No contexto de cadastro e registro de novos produtos para a saúde no Brasil, nota técnica recente (N° 004/2016/GGTPS/DIREG/ANVISA) publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu a necessidade de comprovação de requisitos essenciais de segurança e eficácia de produtos para a saúde por meio de dados clínicos provenientes tanto de compilações da bibliografia científica quanto de pesquisas clínicas especificamente desenvolvidas para o produto. São os casos de produtos inovadores, independente de sua classe de risco (inovação em desenho, matéria-prima, indicação de uso, entre outros) e produtos para a saúde de classe de risco III e IV.

Expertise para inovação

Dentre as dificuldades para a condução destes estudos pelas empresas estão a falta expertise necessária por grande parte da indústria e também os elevados custos envolvidos, principalmente para micro e pequenas empresas. Neste contexto, visando auxiliar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e de tecnologias no Brasil, a empresa de pesquisa clínica Global Research and Innovation Network (GRINN) lançou recentemente o programa GRINN for startups! (site é também disponibilizado em português), que visa auxiliar startups a validarem e testarem suas ideias e tecnologias por meio de pesquisa clínica. No programa, protocolos de pesquisa clínica são conduzidos de forma rápida e com valores acessíveis para startups para mensurar de forma apropriada desfechos clínicos e outros relacionados à tecnologia. Veja mais em www.grinn.co.

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Janeiro de 2021

“Troca de informações com colegas da área sempre pode resultar em novos negócios”, diz Maiquel Scher

SAIBA MAIS

 

18 de Janeiro de 2021

Vigilância Sanitária Estadual é o primeiro órgão do Estado a se adequar à Lei da Liberdade Econômica

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/01/2021 18:04

Sebrae RS lança projeto para alavancar setor moveleiro da Serra Gaúcha

Sebrae RS Podcast 14/01/2021 18:03

Sebrae RS lança projeto para acelerar empresas do setor solar fotovoltaico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: