Mais buscados: mei credito sei boas Praticas consultoria
Clara Porto
Gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO
É natural que o empresariado tenha receio ao iniciar um processo de internacionalização da sua produção. Principalmente em se tratando do Brasil, um país que ainda não abraçou, de vez, a cultura exportadora. Para mudar esse cenário, o projeto setorial Brazilian Health Devices, parceria entre a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), aposta no diálogo sobre as inúmeras vantagens competitivas da comercialização além das nossas fronteiras.
Para a indústria brasileira, se recuperando de uma instabilidade político-econômica que acende um sinal alerta, a exportação garante uma vertente de crescimento. Além de aumentar o volume de vendas e o fluxo de capital, proporciona muitos outros ganhos como, por exemplo, o aumento do market share. A dependência do mercado interno é um fator limitador e quando a marca opta por investir em novos mercados, torna-se muito mais saudável e sustentável. Ao aumentar sua base de clientes, a empresa passa a correr menos riscos.
Igualmente importante está o aumento do valor de marca. Ao exportar, a imagem da empresa ganha superioridade, tornando-se, inclusive, referência para a concorrência. Ao mesmo tempo em que a marca se destaca, seus produtos também acompanham esse ritmo ganhando em qualidade. Com as demandas do mercado externo exigindo adequação total às particularidades de cada público, a indústria brasileira que aposta na exportação passa a seguir padrões internacionais de qualidade, segurança e usabilidade.
O investimento em exportação também permite que a marca se aproxime das necessidades mundiais, ampliando seu portfólio e entendendo a sazonalidade de cada mercado. Como reflexos, aumento do lucro e redução de custos com a diminuição da capacidade ociosa. Para encerrar, uma das grandes vantagens do investimento no comércio exterior está no ganho de know-how internacional que amplia o benchmarking, o conhecimento, o networking e possibilita novas parcerias para o desenvolvimento interno e externo de qualquer membro da indústria.
Quer saber mais?
Assista o Vídeo – Tendências Mundiais do Setor da Saúde
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.