Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Saúde

Uma nova era

Inovações na saúde: e-health e telemedicina podem melhorar acesso a tratamentos

atualizado em: 10/01/17
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Novas oportunidades estão surgindo pensando em genômica, medicina personalizada e softwares para administração de hospitais.

Em setores com alta demanda, como a área da saúde, a pressão por baixar custos e ter mais agilidade é grande. Há uma busca constante por novas tecnologias que possam tornar o trabalho dos profissionais mais rápido, seguro e menos oneroso. A telemedicina e o e-health são grandes tendências cada vez mais seguidas por hospitais de vários tamanhos e clínicas.

O e-health pode ser definido como a tentativa de melhorar o fluxo de informações sobre doenças e condições de vida da população por meio de dispositivos eletrônicos, além de aprimorar a administração de locais prestadores de serviço. Já a telemedicina consiste orientar os pacientes por ligações telefônicas. No Brasil, alguns Estados também possuem serviços que conectam médicos do interior a especialistas nas grandes capitais, para que eles possam ouvir uma segunda opinião antes de dar um diagnóstico.

No Rio Grande do Sul, o Hospital de Clínicas é uma referência. A instituição integra a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e realiza atividades de educação à distância. O Programa de Telemedicina e Telessaúde, por exemplo, tem como alguns de seus objetivos a troca de experiências entre médicos especializados e a melhoria no atendimento de populações de regiões mais carentes.

53_gcomgind_saude_telemedicina-e-e-health_840x415

Novas oportunidades estão surgindo pensando em genômica, medicina personalizada e softwares para administração de hospitais. Já existem programas que, aplicados às incubadoras, podem reduzir em até 50% o tempo que bebês prematuros permanecem nelas. A aplicação de medicações em arcadas dentárias por meio de nanotecnologia é outra inovação possível. Há um movimento forte também para que tablets e smartphones possam substituir consultas presenciais, conectando médicos e enfermeiros aos pacientes à distância e possibilitando um arquivamento dos prontuários de forma mais organizada. É uma tendência, inclusive, que as próprias pessoas possam fazer o acompanhamento de sua saúde por meio de equipamentos vestíveis (wearables, em inglês) e levem uma grande quantidade de informações que podem ser analisadas na hora da consulta.

Para ter acesso aos processos mais modernos, as empresas precisam pensar em formas de realizar parcerias e se manter em contato com quem pesquisa o tema. Um bom exemplo é o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, que possui um programa voltado à inovação em pequenas empresas, reunindo empreendedores e investidores para fazer networking e se atualizar sobre a evolução da área.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: