Mais buscados: MEi crEdito SEI Boas Praticas consultoria
Ana Paula Rezende
Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS
As projeções apontam para 2019 uma estabilidade econômica, buscando uma recuperação da situação ainda delicada do mercado. Analisando as expectativas no contexto da pequena empresa, podemos destacar o Elo de Hospitais público/privado, um espaço para empreender e/ou expandir o negócio.
O Elo traça uma radiografia completa da cadeia de negócios promissora, mostra as principais transformações, desafios e oportunidades e as perspectivas para as micro e pequenas do setor da saúde, especialmente a partir da abertura do mercado à participação do capital estrangeiro em hospitais privados, que deverá impulsionar o setor nos próximos anos, favorecendo oportunidade de resolver problemas a partir da oferta da pequena empresa.
Existem oportunidades de negócio presentes na borda de grandes players: hospitais, seguros de saúde, indústria farmacêutica e laboratórios, por exemplo.
É possível contribuir com o ganho de eficiência nos processos-chave dessas organizações, resolvendo problemas como gestão da cadeia de suprimentos; logística e operação; comunicação e relacionamento entre fornecedores, clientes, parceiros e pacientes; estruturação de processos mais enxutos e eficientes; inteligência de mercado gerando dados que levem a insights; gestão da qualidade e minimização de desperdícios; mensuração dos resultados em tempo real para tomada de decisão mais ágil; entre várias outros.
Os problemas na saúde abrem espaço para oportunidades, não existe setor mais fértil para se empreender do que este setor, com lacunas nos serviços público e privado. Um exemplo claro são as clinicas populares, alternativas aos pacientes que necessitam de atendimento médico. Serviço que traz ao paciente sem plano de saúde uma alternativa de realizar consultas e pequenos procedimentos a um custo muito mais acessível.
Como inspiração, um exemplo de sucesso dentro desse contexto:
“Dr. Consulta: clínicas populares mais rápidas que o público e mais baratas que o privado!
Depois de anos em bancos de investimento, grandes empresas e depois como sócio de um grande fundo, Thomaz fez cursos na Universidade de Chicago e Harvard Business School até voltar ao Brasil preparado para enfrentar o desafio da saúde no País. Sua solução era prover um serviço que fosse tão ou mais eficiente que o sistema privado, porém acessível à população de baixa renda. Em 2011, o primeiro centro médico do Dr. Consulta estava operante, validando seu modelo, na favela de Heliópolis, em São Paulo.
O Dr. Consulta é a primeira rede médica de baixo custo e alta qualidade focada na base da pirâmide. Para o futuro, o plano é que o número de centros médicos em São Paulo chegue a 100, com capacidade para atender 3 milhões de pacientes anualmente, até 2018.”
Em 20.12.2017 |Por Endeavor Brasil
Notícias
06 de Setembro de 2024Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAIS04 de Setembro de 2024
Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.