Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI Credito Consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Saúde

Setor Hospitalar

Um novo modelo para a cadeia de negócios

10/01/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O papel central dos hospitais na saúde brasileira é buscar um novo modelo que estabeleça outras bases de negociação com planos de saúde e promova a profissionalização da gestão das instituições

Os hospitais são instituições ligadas basicamente ao processo de recuperação de pacientes. Esse processo se insere em um esquema muito maior, que envolve o modelo 2P, 2R (Promoção, Prevenção, Recuperação e Reabilitação).

O elo entre os hospitais públicos e privados traça uma radiografia completa da cadeia de negócios deste promissor segmento, que mostra as principais transformações, os desafios e oportunidades e as perspectivas, especialmente a partir da abertura do mercado à participação do capital estrangeiro em hospitais privados, que deverá impulsionar o setor nos próximos anos.

O papel central dos hospitais na saúde brasileira é buscar um novo modelo. Ele deve estabelecer outras bases de negociação com planos de saúde e promover a profissionalização da gestão das instituições.

Entre as perspectivas do segmento hospitalar privado, destaca-se o grande potencial de crescimento desse mercado, que, apesar da crise econômica, ainda é bastante atrativo, principalmente pelo interesse dos investidores internacionais. Isso é estimulado pelo atual cenário cambial desvalorizado, e também contribuem as consequências na área da saúde do acelerado processo de envelhecimento da população, relacionadas às doenças crônicas, que elevam os gastos com tratamentos prolongados.

O país possui grande e complexa rede hospitalar, com cerca de 280 mil estabelecimentos cadastrados no Ministério da Saúde. Apenas hospitais são mais de 6 mil, dos quais 70% são privados, seguidos pelos municipais (21%), estaduais (8%) e federais (1%).

A análise abaixo traça um detalhamento da quantidade de hospitais público e privados no Estado do Rio Grande do Sul, por região:

O Rio Grande do Sul conta atualmente como 377 estabelecimentos hospitalares distribuídos por 274 dos 496 municípios. A RMPA apresenta a maior concentração dos estabelecimentos hospitalares – 74 unidades no total. Somente Porto Alegre conta com 33 estabelecimentos, mas existem outros importantes núcleos distribuídos pelo Estado, tais como Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas.

Outros números relevantes do Estado no setor da saúde:

  • Rio Grande do Sul é o segundo polo hospitalar do Brasil;
  • O Estado apresenta o terceiro maior índice de leitos por 1.000 habitantes do Brasil;
  • Conta com 13.278 médicos em atividade na capital e 14.563 espalhados pelo interior;
  • De acordo com o Censo 2015, o Estado concentra a maior população de idosos do Brasil. Porto Alegre possui uma população de 1.475.717 habitantes, dos quais 211.896 têm 60 anos ou mais. Sendo a capital brasileira com maior proporção de idosos (14%);
  • O Estado é recordista em transplante de órgãos. Em 2014 foram 2.075 procedimentos e em 2015 foram 2.274, ou seja, um aumento de quase 10%;
  • Em Porto Alegre, oito hospitais são especializados (destinados à prestação de assistência à saúde em uma única especialidade/área) em Cardiologia, sendo quatro Universitários;
  • São oito os hospitais de pronto atendimento (24 horas) na capital;
  • Porto Alegre conta com 107 unidades de saúde da família e 112 bases de atendimento SAMU;
  • A capital também possui 25% dos leitos do Rio Grande do Sul, aproximadamente 6.724 leitos, sendo 38% do Sistema Único de Saúde – SUS, segundo o Ministério da Saúde.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2018

Arte no espaço Ágape, em Pelotas

SAIBA MAIS

 

22 de Junho de 2018

Mercopar já está com 70% dos espaços reservados

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/06/2018 18:01

Inscrições abertas para o Startup RS Digital

Sebrae RS Podcast 19/06/2018 16:08

Lajeado terá evento sobre gerenciamento de atestados em empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: