Mais buscados: mei crEdito sei boas praticas CONSULTORIA
Clara Porto
Gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO
É interessante observar que a alta competitividade interna da indústria nacional de saúde não é um breque para que as marcas se unam quando o assunto é exportação. E este é um dos grandes segredos de sucesso do projeto setorial Brazilian Health Devices, uma parceria firmada em 2002 entre a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para internacionalizar o setor.
Com diversas ações para fortalecer o segmento mediante compradores internacionais, o projeto leva a nossa indústria para expor mundo afora como, por exemplo, na Medica, maior evento de saúde do planeta, e na IDS, maior feira do setor odontológico do mundo. Com isso, faz com que o país visualize que exportação não é uma atividade que integra apenas a estratégia das gigantes da economia, mas uma ação possível também para as pequenas.
E esta percepção é apenas o início de uma ampla mudança cultural que o empresariado brasileiro precisa vivenciar. As marcas nacionais estão começando a aceitar essa cultura exportadora demonstrando interesse em ultrapassar fronteiras. Mesmo porque esta é uma das formas encontradas para driblar a crise e fazer com que a empresa cresça mediante um cenário interno de instabilidade.
No Brazilian Health Devices, a cada dois anos são definidos os principais mercados-alvo. É feito um estudo que aponta quais países serão abordados e como as marcas chegarão até eles. A definição deste primeiro passo impulsiona as empresas participantes a trabalhar seus portfólios investindo em infraestrutura para atender à nova demanda.
Mantendo este ritmo há quinze anos, a indústria nacional já absorveu um ensinamento importante: quando falamos em internacionalização, expandir os horizontes traz mais segurança para quem se arrisca fora do país, afinal quanto maior o número de nações e clientes estrangeiros conquistados, menor será a dependência da empresa em relação às oscilações econômicas e às sazonalidades das demandas. Neste caso, quanto mais, melhor!
Exportação não é uma atividade que integra apenas a estratégia das gigantes da economia, mas uma ação possível também para as pequenas.
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.