Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crédito SEI boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Mercado consumidor

A busca por experiências e propósito para se diferenciar

atualizado em: 24/09/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O que torna uma startup especial é seu propósito, os ideais que ela defende, sua identidade e a experiência que transmite ao seu público

A preocupação com a identificação dos valores faz com que muitas startups se destaquem no mercado. A ideia que uma startup transmite ao público a torna uma marca forte e conceituada. Dessa forma, nem sempre o sucesso será alcançado somente com a implantação de todos os investimentos disponíveis.

Mesmo porque muitas startups não possuem grandes recursos para investir no fortalecimento da marca. O que as torna especiais são seu propósito, os ideais que elas defendem, sua identidade e a experiência que transmitem aos seus públicos. Todos esses requisitos são transmitidos pelo seu líder principal em conjunto com a equipe.

É fato que parte das grandes empresas sofre com a dificuldade de construir um propósito para suas marcas. Isso ocorre porque em alguns casos não há a preocupação devida em consolidar suas marcas em um documento ou não são descritos seus ideais ou como desejam que a marca seja percebida no mercado. E para o público o que se espera é que a marca tenha uma linha definida, uma identidade forte e, principalmente, proporcione uma experiência diferenciada.

Por exemplo, a startup B.blend, joint venture entre Whirlpool e Ambev, oferece uma máquina caseira que permite preparar bebidas diversas, como chá, café e refrigerantes. O ideal da B.blend é empoderar as pessoas, fazendo com que elas criem e tenham a melhor experiência com bebidas diversas. Para os usuários, a percepção é a de que há uma preocupação pelo que eles pensam.

A busca por experiências e propósito para se diferenciar

Outro case de sucesso é a Viva Real, um dos maiores portais imobiliários do País, que se destacou e cresceu por ter criado um canal de contato direto entre vendedores e compradores e por ter disponibilizado um chat para comunicação em tempo real. Seu propósito foi valorizar o mercado imobiliário, e a experiência proporcionada foi facilitar o acesso dos consumidores aos produtos.

Já o app de caronas pagas Cabify, fora todo seu potencial na experiência de uso que torna a marca forte, se destacou oferecendo parcerias e descontos e trabalhando com influenciadores digitais. A união com outras marcas fortifica o aplicativo, e o resultado são diversos comentários positivos que impulsionam para o crescimento.

E, quando as experiências e propósitos têm grandes apelos, alguns dos possíveis resultados são bons investimentos ou até mesmo propostas comerciais irrecusáveis, como é o caso das conhecidas Ben & Jerry’s (sorveteria) e The Body Shop (artigos de higiene pessoal e beleza), que são exemplos de startups que se diferenciaram e acabaram compradas por grandes empresas.

 

Veja também:

[Vídeo]

Políticas de diversidade e o novo jeito de pensar nos grandes negócios – Série Black Sheep Project

Registro da palestra de Gabriela Guerra, Diretora-presidente da ThoughtWorks no Brasil, no evento Black Sheep Project, realizado com apoio do SEBRAE dia 25 de novembro de 2016, em Porto Alegre.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: