Mais buscados: MEi crédito SEI boas Praticas CONSULTORIA
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
A preocupação com a identificação dos valores faz com que muitas startups se destaquem no mercado. A ideia que uma startup transmite ao público a torna uma marca forte e conceituada. Dessa forma, nem sempre o sucesso será alcançado somente com a implantação de todos os investimentos disponíveis.
Mesmo porque muitas startups não possuem grandes recursos para investir no fortalecimento da marca. O que as torna especiais são seu propósito, os ideais que elas defendem, sua identidade e a experiência que transmitem aos seus públicos. Todos esses requisitos são transmitidos pelo seu líder principal em conjunto com a equipe.
É fato que parte das grandes empresas sofre com a dificuldade de construir um propósito para suas marcas. Isso ocorre porque em alguns casos não há a preocupação devida em consolidar suas marcas em um documento ou não são descritos seus ideais ou como desejam que a marca seja percebida no mercado. E para o público o que se espera é que a marca tenha uma linha definida, uma identidade forte e, principalmente, proporcione uma experiência diferenciada.
Por exemplo, a startup B.blend, joint venture entre Whirlpool e Ambev, oferece uma máquina caseira que permite preparar bebidas diversas, como chá, café e refrigerantes. O ideal da B.blend é empoderar as pessoas, fazendo com que elas criem e tenham a melhor experiência com bebidas diversas. Para os usuários, a percepção é a de que há uma preocupação pelo que eles pensam.
Outro case de sucesso é a Viva Real, um dos maiores portais imobiliários do País, que se destacou e cresceu por ter criado um canal de contato direto entre vendedores e compradores e por ter disponibilizado um chat para comunicação em tempo real. Seu propósito foi valorizar o mercado imobiliário, e a experiência proporcionada foi facilitar o acesso dos consumidores aos produtos.
Já o app de caronas pagas Cabify, fora todo seu potencial na experiência de uso que torna a marca forte, se destacou oferecendo parcerias e descontos e trabalhando com influenciadores digitais. A união com outras marcas fortifica o aplicativo, e o resultado são diversos comentários positivos que impulsionam para o crescimento.
E, quando as experiências e propósitos têm grandes apelos, alguns dos possíveis resultados são bons investimentos ou até mesmo propostas comerciais irrecusáveis, como é o caso das conhecidas Ben & Jerry’s (sorveteria) e The Body Shop (artigos de higiene pessoal e beleza), que são exemplos de startups que se diferenciaram e acabaram compradas por grandes empresas.
Veja também:
[Vídeo]Políticas de diversidade e o novo jeito de pensar nos grandes negócios – Série Black Sheep ProjectRegistro da palestra de Gabriela Guerra, Diretora-presidente da ThoughtWorks no Brasil, no evento Black Sheep Project, realizado com apoio do SEBRAE dia 25 de novembro de 2016, em Porto Alegre. |
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.