Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEi credito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Startup

Estudo

A vida de sucesso de uma startup começa aos 40

29/10/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A experiência anterior dos empreendedores mais maduros é fundamental no sucesso de novas startups

Existe quase uma “crença” de que o mundo das startups é movido por jovens universitários ou recém-saídos da Universidade na faixa dos 20 anos, e que estes talvez estejam entre o maior número de pessoas envolvidas no ecossistema. Mas quando se olham resultados e startups que alcançaram sucesso com escala, faturamento real e entrega, observa-se que seus fundadores em média estão na faixa dos 40 anos, com muita experiência de mercado e que deram muito duro para chegar lá.

Fundar e liderar uma startup é sinônimo de muito trabalho, persistência e entendimento de um problema real aliado a um potencial de mercado trazendo um modelo de negócio inovador. Nada disso tem relação com trabalhar pouco ou com o “glamour” que muitos imaginam.

A vida de sucesso de uma startup começa aos 40

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos pela MIT Sloan School of Management, analisou mais de 2,7 milhões de negócios criados entre 2007 e 2014. Uma das principais constatações é que quanto maior a idade do fundador, mais bem-sucedido é o negócio. A idade média de um empreendedor com pelo menos um funcionário contratado é de 42 anos. Para aqueles que ao final de cinco anos de negócio tinham pelo menos 56 funcionários, a idade média é 43,7 anos. Já para aqueles que conseguiram uma porta de saída, via IPO ou aquisição, a média de idade sobe para 46,7 anos. Ainda segundo o estudo menos de 1% das startups bem-sucedidas tinham fundadores na faixa dos 20 anos. Já a idade média dos fundadores de startups consideradas de sucesso – mais de 904 funcionários em até 5 anos – é de 45 anos.

As informações do estudo também valem para os grandes players do Vale do Silício como Apple, Microsoft e Google, que, por mais que suas startups tenham sido fundadas por jovens na faixa dos 20 e poucos anos, foi só bem mais tarde que esses empreendedores alcançaram de fato o sucesso e ficaram muito ricos.

A pesquisa também ressalta a importância da experiência e aponta que empreendedores que trabalharam na área têm 125% mais chances de sucesso. E isso demonstra que o sucesso vem com o tempo, muito trabalho, experiência, maturidade e bons contatos, reforçando a importância do relacionamento.

 

Veja também:

Cinco passos para começar uma startup

[Artigo]

Cinco passos para começar uma Startup

Tudo começa com uma ideia para resolver algum problema ou demanda do mercado, seja qual for o segmento.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

10 de Dezembro de 2018

Aumento de produtividade e melhora da qualidade de vida

SAIBA MAIS

 

07 de Dezembro de 2018

Hospital de Clínicas abre as portas para MPEs e MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:11

Palestra on-line mostra como atrair o consumidor moderno

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:12

Palestra foca no mercado fornecedor para complexo hospitalar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: