Mais buscados: Mei Credito Sei Boas praticas CONSULTORIA
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Uma das coisas mais almejadas por quem cria uma startup é mostrar o projeto para investidores. E quando a oportunidade chega, ela não pode ser desperdiçada. O modelo mais popular de apresentação é o pitch, uma apresentação rápida que resume a ideia e as necessidades do empreendedor.
Como você apresentaria seu projeto se tivesse o tempo de uma viagem de elevador para convencer um investidor? Esse é um dos tipos de apresentação, chamado pitch elevator, que tem como objetivo pensar o conceito do seu negócio de forma reduzida e direta. Os pitchs mais comuns são os que duram em média 5, 10 ou 15 minutos. Para Maurício Vidor, sócio da Semente Negócios, que trabalha com educação e empreendedorismo, o tempo ideal é o de 5 minutos. Ele cita 9 passos que devem ser considerados na hora de montar um pitch:
1) Chute na porta – Ir direto ao ponto, mostrando o que é o negócio de uma forma envolvente.
2) Explicar o problema que será resolvido – Dizer o motivo que faz dele relevante.
3) Apresentar a solução para o problema – Quais são as principais funcionalidades e os diferenciais tecnológicos.
4) Tamanho do mercado – Mostrar que o mercado a ser atingido é grande, que tem potencialidade de ser escalável.
5) Concorrentes – Apresente quais são, como atuam e como você pretende se posicionar entre eles.
6) Canais – Quais são as formas de entrar no mercado, fazer contato com os clientes, qual o plano para acessar esse mercado?
7) Projeções financeiras – Estimar quanto se pretende crescer sem especificar longos prazos. O ideal é entre 1 e 3 anos.
8) Apresentar o time – Quem fará parte do projeto? Quais são as competências e experiências da equipe?
9) Final feliz – Encerre amarrando todos os pontos apresentados. Evite o “então tá, era isso” e opte por uma mensagem positiva.
“A ideia é que seja sintético e resumido, mas potente, já que você estará apresentando para pessoas importantes e que podem fazer seu negócio decolar”, explica Vidor.
Convencer de que aportar recursos na sua ideia pode ser algo lucrativo é desafiador. Por isso, é importante descrever o negócio da forma mais simples possível, para que até uma pessoa leiga possa entender em poucos slides. O início da apresentação deve ser impactante e envolvente. É a hora de contar uma história ou explicar como você irá resolver um problema de forma inovadora. Depois, é importante falar sobre o que sua empresa pode oferecer de diferente da concorrência e mostrar que é viável executar o projeto, exibindo um protótipo se você já tiver um. Não se preocupe em explicar todos os detalhes. As pessoas irão perguntar sobre o que as interessaram mais após a sua fala.
Um dos principais erros ao elaborar um pitch é não deixar claro o que o empreendedor está precisando para o projeto. Caso seja um investimento, diga o valor necessário e como será utilizado. Não é preciso, porém, pedir apenas por dinheiro. Orientação e parcerias para divulgação de produtos também são boas opções.
Ensaiar várias vezes, com antecedência e na frente de outras pessoas fará com que você se sinta mais seguro. Quando o momento chegar, suba no palco com confiança e tranquilidade. Respirar fundo ajuda nessa hora, e não no sentido metafórico: inspire profundamente, segure o ar por alguns segundos e solte até esvaziar completamente os pulmões. Repetir esse truque algumas vezes gera mais tranquilidade em poucos minutos.
Quando terminar, mesmo que não consiga algum investimento na hora, considere os conselhos dos avaliadores como presentes. Depois das primeiras apresentações podem surgir inspirações para tornar o negócio mais viável e interessante.
Veja Mais
Notícias
17 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
SAIBA MAIS16 de Setembro de 2024
Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.