Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Startup

Testando ideias

Conheça as cinco fases do Design Thinking

atualizado em: 14/12/17
Gustavo Moreira

Gustavo Moreira

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros

COMPARTILHE
Nessa abordagem, privilegia-se a formação de times multidisciplinares, com profissionais de diferentes áreas.

O Design Thinking vem se tornando muito popular no Brasil nos últimos anos e tem sido utilizado em diversas áreas, mas chamando a atenção principalmente de empreendedores e equipes que trabalham com inovação. O objetivo da técnica é resolver problemas utilizando as formas de pensar que os designers usam ao desenvolver produtos. Nessa abordagem, privilegia-se a formação de times multidisciplinares, com profissionais de diferentes áreas e que sejam relevantes para a questão analisada.

A primeira fase do Design Thinking é chamada de “processo de empatia”. Nesse momento, a equipe deve procurar se conectar com o problema a ser resolvido, conversando com as pessoas que são alvo daquela ação, compreendendo as necessidades e entendendo gostos e preferências. Com as informações do público coletadas, começa a fase de definição ou observação. Nela, é o momento de materializar de forma mais clara o problema exato a ser resolvido e as demandas que precisam ser atendidas.

A terceira fase é a de ideação, em que se realiza um grande brainstorm. Todas as ideias são aceitas, sem preconceitos e sem medo de errar. A principal preocupação desse momento deve ser evitar que as ideias sejam criticadas, dando espaço e abertura para que todos os insights possam ser tratados como válidos.

90_gimsf_designthinking_840x415

Na quarta fase, começa o processo de prototipação, ou seja, criar alguns modelos experimentais e entender se é viável colocar as melhores ideias do brainstorm em prática. Os protótipos precisam simular o produto final, mas não necessariamente ser do material exato do produto. Nessa fase, é bastante comum que se utilizem os quadros brancos com post-its, que se tornaram um símbolo visual do Design Thinking. Eles ajudam a priorizar as ideias que mais apareceram e que se mostraram mais viáveis.

O quinto e último momento do processo é o de teste, em que se analisam os protótipos criados e, a partir deles, se gera uma versão final do trabalho do grupo. O produto é levado então, de preferência, para as pessoas que o demandaram. A partir das ideias delas é que vai se entender se o processo funcionou, e quais as melhorias necessárias.

 

Gostou? Quer saber mais sobre DESIGN? ACESSE

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: