Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei Credito Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Startup

Agrotechs

Conheça as startups gaúchas que estão revolucionando o agronegócio

17/04/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Dispositivos conectados, inteligência artificial e big data são algumas das tecnologias aplicadas para resolver problemas reais da cadeia

O agronegócio brasileiro se destaca como o setor que mais contribui para o fortalecimento da nossa economia, respondendo individualmente por 1/4 do Produto Interno Bruto. Seja na pecuária, na produção de grãos, leite ou orgânicos, a tecnologia está cada vez mais presente e contribuindo para o aumento da produtividade, escalabilidade e eficiência.

E as startups, através das agrotechs, têm trazido novos modelos de negócios e novas tecnologias que contribuem para esta mudança de cenário. Os dispositivos conectados e o uso de inteligência artificial e big data são algumas das tecnologias aplicadas para resolver problemas reais desta cadeia que vai do campo à mesa.

De software para gestão de fazendas a tecnologias para pecuária de precisão, elencamos 5 startups gaúchas que se destacaram em 2017 e que estão contribuindo para a revolução do agronegócio no País:

 

Aegro

O Aegro é um software de manejo e gestão agrícola que pode ser acessado de qualquer computador e integrado com aplicativo de celular. Ele auxilia nas operações diárias do produtor, como planejamento de safra e controle financeiro.

O sistema foi criado para substituir as planilhas e anotações dos produtores e consultores, melhorando o controle das atividades e dos gastos. Nele, todos os envolvidos no processo produtivo podem ter acesso às informações da safra. Pode-se também comparar a produtividade de talhões e melhorar as decisões futuras. O resultado disso é maior rentabilidade e redução dos custos.

A startup tem mais de 380 propriedades assinantes, de 8 hectares a mais de 5 mil hectares, que são geridas pelo Aegro. O aplicativo móvel é gratuito e tem mais de 2.500 usuários free ativos. O sistema também é adaptável a diversos tipos de cultivos.

 

Brabov

Brabov é um aplicativo de gestão da pecuária. Foi desenvolvido especialmente para substituir os cadernos de controle dos manejos da fazenda. Atende pecuaristas que atuam no ciclo completo de rebanhos de bovinos (cria, recria e engorda) ou aqueles que fazem parcial, confinado, semiconfinado e/ou pastejo rotacionado. A plataforma tem 15 mil produtores de corte cadastrados e vem multiplicando o número de assinantes a cada ano.

 

Checkplant

A Checkplant atua através do Farmbox, que é uma plataforma única de gestão agrícola que ajuda os agricultores a incrementar a eficiência e a lucratividade através de melhor planejamento e gestão de suas operações, desde o plantio até a colheita. Através de seu próprio aplicativo, que pode trabalhar offline no campo, os agricultores podem tomar decisões com maior precisão e agilidade. 

 

Control Milk

O Control Milk é um sistema gerencial integrado para acompanhar o desempenho zootécnico e financeiro de propriedades leiteiras.

O software permite o gerenciamento completo e integrado da propriedade, que vai desde o gerenciamento zootécnico (controle de tudo o que diz respeito aos animais, como reprodução, sanidade, produção de leite, árvore genealógica) até o gerenciamento financeiro de toda a propriedade. Através da plataforma são gerenciadas 139 fazendas em diversas regiões do País.

 

Cowmed 

A Cowmed, antiga Chip Inside, desenvolve tecnologias para pecuária de precisão. Utiliza tecnologias que monitoram o rebanho e permitem elevar a produção leiteira.

Com clientes em oito Estados, além do Rio Grande do Sul, a empresa vem decolando com o serviço, uma vez que proporciona às propriedades aumento de longevidade para o rebanho, mais produtividade, precisão de informações e qualidade do leite produzido. Hoje, com uma base de dados de mais de 8 mil animais e métodos de “machine learning” para tomada de decisões, a startup está inovando a pecuária, otimizando ao máximo os recursos e a produção leiteira.

 

Startup RS

O programa Startup RS, realizado pelo Sebrae RS em parceria com os principais atores do ecossistema de startups do Estado, já atendeu de forma direta mais de 150 startups nos seus programas direcionados à validação de novos modelos de negócios e escala de vendas.

 

Se você tem uma startup de agrotech, fique ligado! No dia 20 de abril abriremos inscrições para nossa primeira turma de startups com soluções para a cadeia de agronegócios, o Startup RS Agrotech. Acompanhe pelo nosso portal e nossas redes sociais ou em www.sebrae-rs.com.br/startups.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Agosto de 2018

Arena da Inovação: primeira vez no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2018

Sebrae RS promove palestra online sobre investidor anjo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 17:52

Arena de Inovação leva startups do agronegócio para a Expointer

Sebrae RS Podcast 16/08/2018 14:45

Série Gestão – Finanças

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: