Mais buscados: mEI credito Sei Boas Praticas consultoria
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Se engana quem pensa que o setor rural não está atualizado com tecnologias de ponta e tirando proveito de softwares e aplicações para melhorar a produção. Essa é uma oportunidade para empresas que têm experiência no campo e ideias inovadoras.
A startup Ago é uma das empresas que têm pensado no setor. A Ago desenvolve um aplicativo para conectar agricultores que plantam orgânicos com compradores nas cidades. Os fundadores da empresa, Juliano de Campos e Victoria Fonseca, perceberam que há uma série de dificuldades para comprar os produtos na cidade, e que muitos dos alimentos oferecidos nas feiras acabam sendo desperdiçados.
– Nós gostamos muito de orgânicos, por isso queremos fazer a nossa parte. O produtor leva pra feira um pouco mais do que precisa para vender, visando não correr o risco de ficar sem, mas muito acaba indo fora quando não é vendido. Já o comprador, precisa ficar correndo atrás de lugares para comprar, o que não se encaixa com a lógica de vida nas metrópoles – explica Campos.
A empresa está em fase de captação de investimentos e recentemente foi vencedora do programa Startup Garagem da Incubadora Raiar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). De acordo com os idealizadores, o retorno do público tem sido positivo. Alguns produtores já pensam em se dedicar apenas às entregas pelo app.
– A grande dificuldade dos compradores é encontrar orgânicos com preços justos. Quando você compra em um supermercado os valores estão muito maiores do que o produto vale. Vender direto do pequeno produtor faz com que ele seja mais valorizado – avalia Campos.
Outro exemplo de tecnologia que tem ajudado os agricultores é a Aegro, uma plataforma de gestão da produção agrícola. O sistema não precisa necessariamente de conexão para funcionar, levando em consideração que muitos locais no interior do Brasil não têm acesso facilitado à internet de qualidade.
– Existem etapas a serem cumpridas nas horas certas e, quando isso não acontece, a propriedade começa a perder em produtividade. Criamos o Aegro para otimizar processos no campo, com foco na gestão financeira, de custos e lavoura – explicou o sócio da empresa Pedro Dusso à Revista Mais SEBRAE.
Saiba mais sobre softwares criados para ajudar os agricultores na edição de outubro da publicação.
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.