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Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Ruptura de estoque é um dos piores pesadelos do de um varejista, seja ele de qual porte for. Saber que seu cliente não encontra na prateleira o que procura na hora que mais precisa deixa qualquer empreendedor do ramo perder o sono. O que talvez muitos não saibam é que a tecnologia, em especial a inteligência artificial, é uma boa aliada para acabar de vez com essa insônia que pode em algum momento afetar um negócio que tem boas perspectivas de prosperar.
A James Tip, startup do Rio Grande do Sul, utilizou inteligência artificial para reduzir em até 10% perdas com ruptura e em até 30% prejuízos com pausas no estoque. Com dados de compra e venda dos últimos 24 meses inseridos no sistema, a ferramenta consegue indicar a demanda pelos produtos.
Deste modo, a IA, que leva o nome da empresa, consegue detectar padrões de consumo e então informar o que tem servido de entrave para que o fluxo do estoque siga normal, sem interrupções e assim evitar a perda de clientes e de receita.
A tecnologia foi criada por Rodrigo Torres e Guilherme Masseroni, sócios na James Tip, ambos especialistas em varejo, supply chain e planejamento de demanda. E com tamanha bagagem, compreenderam que havia espaço no mercado para uma ferramenta que permitisse ao varejista encontrar o tamanho ideal de seu estoque com aumento de faturamento e redução de rupturas.
A tecnologia classifica os produtos em seis grupos diferentes: lucrativos e que atraem clientes; alta procura, mas baixa rentabilidade; rentáveis, porém com pouca demanda; de venda regular; pouca procura e baixa rentabilidade; e, por fim, os que dão prejuízo. E ela é capaz de fazer 2,2 bilhões de cálculos por segundo, o que permite apontar ações preventivas e indicar ao empresário o que ele precisa comprar e em quais quantidades. Assim, o empreendedor pode, por exemplo, buscar melhores negociações com fornecedores e incremento no fluxo de caixa.
Para criar a classificação da James Tip, Rodrigo e Guilherme utilizaram a matriz BCG – metodologia desenvolvida para analisar graficamente o desempenho de produtos de uma marca no mercado – e a curva ABC – ou regra 80/20, que categoriza estoques com objetivo de determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa. A esses dois métodos, agregaram regras de negócio e as particularidades de cada setor em que atuam. Guilherme explica que a eficácia maior da ferramenta de inteligência artificial se revela em supermercados, farmácias, lojas de materiais de construção e ferragens, calçados, livrarias, lojas de conveniência e franquias.
Quer um exemplo prático? A Ferragens Thony, de Porto Alegre, está no mercado desde os anos 70. Conta atualmente três lojas na capital gaúcha, atua via televendas e e-commerce e soma mais de 10 mil produtos em estoque. Cliente da James Tip, passou a utilizar a ferramenta, e os resultados que se seguiram foram otimistas. No primeiro bimestre de 2018, já com a aplicação da solução, foi possível diminuir em 51% as perdas com rupturas na comparação com o penúltimo bimestre do ano anterior, e em 68% ante o sexto bimestre do mesmo período. Os níveis de estoque caíram 5,1% com o uso da tecnologia.
Uma vez que o cliente entende o processo e consegue aplica-lo à sua rotina, e percebendo qual a classificação correta de cada produto, ele já consegue detectar quais ações colocar em prática. É importante deixar claro que a solução sugere ações, e não dados a serem analisados no futuro, já que o foco da James Tip é na ação e nos resultados.
Quando recebe um cliente, a startup o acompanha em reuniões online e ajuda na definição das estratégias de venda. As reuniões são mais frequentes no início do trabalho; com o tempo, quando o varejista passa a entender a lógica da solução, a ideia é que o empreendedor comece a colocar em prática por si próprio as possibilidades oferecidas pela James Tip acessando a plataforma.
Este é apenas um exemplo de como as startups podem revolucionar todos os ramos do empreendedorismo.
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