Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Finanças

Startups de fintech: alavanca para a inovação

atualizado em: 13/11/17
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
“Há benefício tanto para empresas inovadoras quanto para aquelas que se adaptam à tecnologia.”

A aliança entre finanças e tecnologia faz das Fintechs empresas que criam produtos e serviços inovadores. Nas palavras de Rodrigo Soeiro Ubaldo, presidente da Associação Brasileira de Fintechs (ABF), hoje, elas ajudam a viabilizar e impulsionar novas propostas de startups que têm mudado o mundo financeiro, validando negócios para acelerar a inovação.

De acordo com Ubaldo, para ser uma startup de fintech, a solução da área de serviços financeiros deve ser tecnológica, possuir a possibilidade de crescer expressivamente, ter uma ideia inovadora ou similar a um produto já existente e ser rentável, isto é, que tenha uma contrapartida financeira. Assim, as inovações podem atuar em duas frentes. Uma delas é baseada no confronto, na criação de uma empresa que atue como concorrente de outras instituições do mercado tradicional. A outra forma, entretanto, é complementar: consiste em oferecer soluções tecnológicas para instituições já existentes. “Acreditamos que os dois modelos mudam a dinâmica do mercado financeiro”, afirma Rodrigo.

O presidente da ABF explica que, se uma instituição tradicional inovar com uma fintech e atingir o consumidor final, o mercado irá mudar. “Ao mesmo tempo, aquela fintech que tem postura de confronto também impacta, beneficiando diretamente o consumidor e, consequentemente, gerando um movimento dos concorrentes”, explica Ubaldo. Quando uma empresa mexe com o seu oponente, isto é, ganha destaque no mundo de negócios em que estão inseridos, todos buscam por mudanças, seja por cópias ou soluções para competir.

As startups de fintech têm causado uma diferença no mercado Ubaldo esclarece que há uma variação pelas instituições que já existem, pois percebem que precisam se atualizar. E em relação ao momento que o Brasil se encontra, há benefício tanto para empresas inovadoras quanto para aquelas que se adaptam à tecnologia. “Na crise, se você partir para essas soluções, o benefício é claro.  O consumidor final é quem ganha.”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

07 de Janeiro de 2025

Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

06 de Janeiro de 2025

Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: