Mais buscados: mEI credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Empreender é solucionar problemas, e com o advento da tecnologia as necessidades e demandas pessoais cresceram e, consequentemente, novas soluções surgiram. Nesse cenário de transformação, surgiram as startups, pequenas empresas que buscam desenvolver um produto ou serviço inovador, com baixo custo, e que planejam modelos de negócio que tenham alto potencial de crescimento. Apesar do cenário de incertezas no qual estão inseridas as empresas, as startups buscam um crescimento exponencial, superando a taxa de expansão em até dez vezes em relação aos negócios tradicionais, devido a suas capacidades de ganhar escala com mais facilidade.
A startup se fundamenta no artifício de solucionar o problema de um número elevado de pessoas. Um dos modelos mais conhecido nesse tipo de negócio são as “pay per use”, que basicamente democratizam produtos ou serviços já existentes no mercado. Partindo dessa lógica, as empresas que não atingem o objetivo principal de facilitar a vida das pessoas correm sérios riscos de ver o empreendimento ruir. De acordo com pesquisa realizada pela CBInsights, mais de 40% das startups podem falir simplesmente porque o mercado em que estão não existe ou não precisa de seus produtos.
Uma das principais características de uma organização exponencial é a necessidade de se manterem baixos os custos das operações. A empresa precisa aumentar o faturamento e o número de usuários, mas manter sua infraestrutura e recursos humanos enxutos. Outro ponto a ser trabalhado é a meta de fidelizar o cliente e torná-lo um fã do seu produto ou serviço. Dessa maneira, a propagação da sua marca será estendida, e a relação com o usuário gera uma parceria.
Monitorar os consumidores é uma das principais chaves do sucesso para uma empresa. Organizações exponenciais utilizam algoritmos para automatizar processos e absorver informações e dados dos clientes. Com a utilização correta dessas ferramentas, a empresa pode absorver os conteúdos e transformá-los em ações direcionadas aos usuários. Estratégias de comunicação e ações que conversem com o público-alvo são métodos eficazes para entender as necessidades e oferecer soluções aos consumidores.
Veja também:
Curso Online – Despertando para o Lean
Veja Mais
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.