Mais buscados: mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Debora Chagas
Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS
O conceito de “Nova Economia” não é recente. Começou nos anos 1990 com a efetiva saída da internet dos nichos universitários para o cotidiano das pessoas. O conceito se refere à passagem da economia baseada na indústria para uma baseada em serviços. E isso realmente aconteceu. De lá para cá, em menos de três décadas, a tecnologia deu um salto gigantesco, e hoje temos computadores pessoais avançados e conectados bem nas palmas de nossas mãos. Basicamente, a nova economia tem a ver com essa conectividade e com o poder que a tecnologia da informação deu ao usuário de, em minutos, pesquisar por milhares de ofertas e fazer sua compra somente com alguns cliques.
Mas a nova economia não está somente no ambiente online. As tecnologias permitem que ideias se entrelacem, que pessoas se conectem mais facilmente e que negócios com novos focos sejam criados. Aí entra também o conceito de economia criativa e economia compartilhada. Nesse novo âmbito, ganham força conceitos como sustentabilidade, trabalho coletivo, compartilhamento de recursos, consumo consciente, criatividade e respeito e valorização das individualidades de cada cliente. Negócios coletivos hoje ganham cada vez mais visibilidade e força, gerando novos conceitos e atendendo uma nova geração de consumidores, que, pela sua natureza, são mais conscientes de seu papel na melhoria do planeta e da sociedade. Nesse ponto, as startups, pela sua dinâmica e velocidade, estão entre as maiores representantes desses novos tempos.
A web é o ponto central onde a nova economia avança. Aplicativos de serviços com autoatendimento totalmente online, como Uber ou iFood, entre centenas de outros, já fazem parte da realidade. Mas não importa de que tipo e nem qual é o porte de seu negócio; ele tem que ter uma presença na internet e, principalmente, nas redes sociais, onde é preciso fazer relacionamentos diários, mostrar interesse, criar conexões com seus atuais e potenciais clientes.
É importante lembrar que ter uma ótima tecnologia não é o bastante, pois hoje ela está acessível a todos, e jovens ainda nem saídos do Ensino Médio já criam apps e sistemas de informação que podem valer milhões, dependendo de sua funcionalidade. A economia pode ser nova, mas as antigas qualidades ainda são as que mais valem, se combinadas corretamente com a tecnologia. Rapidez na apresentação do produto/serviço, excelência no atendimento, respeito ao cliente, preço, e, claro, qualidade e reputação da marca continuam sendo fatores-chave para o sucesso.
Veja também:
[Vídeo]Você está preparado para viver na Smart era? – Série Black Sheep ProjectRegistro da palestra de Nagib Nassif, sócio-fundador da Bolha, maker e idealizador de projetos interativos para grandes marcas, no evento Black Sheep Project, realizado com apoio do SEBRAE dia 25 de novembro de 2016, em Porto Alegre. |
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.