Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Mei credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Inovação

Web Summit: as tendências em tecnologia e como se preparar para o futuro

01/06/17
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Mais do que uma conferência, o Web Summit gerou novos investimentos em startups e conectou mais de 50 mil pessoas.

A oitava edição do Web Summit ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro de 2016, no Parque das Nações em Lisboa, Portugal, e já tem data marcada para sua nona edição, que acontecerá no mesmo local entre os dias 6 e 9 de novembro de 2017. Será o segundo ano da conferência em Portugal, que antes acontecia em Dublin, na Irlanda.

O Web Summit levou ao Parque das Nações 53 mil pessoas, 15 mil empresas, 1.490 startups, 7 mil CEOs, 1.330 investidores, 633 oradores e 2 mil jornalistas nos seus três dias e meio de programação. Foram 21 conferências com temas específicos – de saúde a esportes -, todos com as principais tendências de tecnologia e um olhar sobre o futuro. Outros destaques foram a exposição de startups e grandes players e os palcos de pitchs.

A primeira palestra do evento foi do CTO do Facebook, Mike Schroepfer, que abordou o futuro da companhia e lotou o auditório principal com mais de 20 mil pessoas. Também foram destaques no evento o ator Joseph Gordon-Levitt, o fundador do Tinder, Sean Rad, o ex jogador de futebol Figo e Dave McClure, líder da aceleradora americana 500 Startups.

A política esteve presente nos palcos. O evento aconteceu durante a apuração do resultado das eleições nos EUA e quando Trump foi declarado o presidente eleito houve protestos e revolta de alguns oradores e participantes. Dave McClure, da 500 Startups, pediu às pessoas que estavam sentadas no MEO Arena para se levantarem contra aquele que é o novo presidente norte-americano.

Web Summit Lisboa

Também se falou muito da “esperança” com o futuro, pois novas tecnologias trarão avanços em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana com tecnologias que auxiliam a vida dos idosos, ajudam crianças com deficiência a aprender e resolvem problemas das cidades.

Foram apresentados os carros autônomos que já são realidade, como citou o palestrante da BMW, e muitas soluções com o uso de inteligência artificial, como o Kubo-Robot, uma startup dinamarquesa que ganhou 100 mil euros da Portugal Ventures no concurso de pitchs do evento, que teve a participação de 200 startups. O Kubo-Robot ajuda crianças a aprenderem programação.

E o “medo” do futuro também foi abordado pois muitas tecnologias, como a inteligência artificial, vão substituir milhares de empregos. Será que os governos estão preparados para isso? Para alguns palestrantes isso é assustador, já que, ao mesmo tempo que as tecnologias evoluem, nada é feito para substituir esses empregos.

E como legado do evento ficou um fundo de um milhão de euros que a Comissão Europeia vai lançar para apoiar startups europeias. E outro fundo de 200 milhões que o Estado português lançou para poder coinvestir em empresas. Foram 53.056 QR Codes, muitas reuniões e um mundo de oportunidades.

As inscrições para a edição do Web Summit 2017 já estão abertas através do site https://websummit.com/. Boa oportunidade para conhecer as tendências em tecnologia e se preparar para o futuro próximo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: