Mais buscados: MEI crEdito SEI BOAS Praticas CONSULTORIA
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
A tecnologia está a ponto de mudar tudo – da forma como interagimos com objetos até o modo como acessamos as informações. Estamos vivendo a evolução da interação do humano-computador. Vimos nos últimos anos a Realidade Virtual revolucionar o turismo, e agora a Realidade Aumentada promete ainda mais. Os viajantes podem “testar” seus destinos, hotéis, e atrações preferidas em tempo real, é a combinação do digital com o físico, da percepção com a realidade.
A RA (ou AR na abreviação em inglês) combina elementos reais com virtuais e pode ser vivida com um app instalado num simples smartphone, tablet ou através de óculos especiais. Gigantes de hardware como Apple e Samgsung estão incorporando componentes cada vez mais prontos para a RA em seus dispositivos, enquanto as empresas de software, incluindo o Facebook e o Google, duplicaram o desenvolvimento de recursos e ferramentas avançadas de RA para integrar perfeitamente as experiências dos turistas. As principais vantagens da Realidade Aumentada para o turismo são:
Com a RA, a história ganha vida, permitindo a valorização do passado, da cultura e do património através da sua compreensão de forma mais visual e real. Imagine um visitante chegando num ponto turístico histórico e não estar limitado ao que os olhos veem, e simplesmente apontar o smartphone e obter a representação gráfica de um monumento atualmente em ruínas ou a simulação de uma batalha e a história por trás de tudo isso… É incrível pensar nas infinitas possibilidades.
A RA permite visitar locais fechados ou impossíveis de acessar pela sua natureza. Apontando para o ponto turístico, a app pode mostrar o seu “raio-X”, revelando o seu interior e facilitando informações sobre a arquitetura ou as peças existentes.
Ao proporcionar experiências culturais inovadoras com RA, os destinos ganham novos argumentos e aliados de peso para atrair mais visitantes e públicos mais diferenciados. Desde as camadas jovens ávidas de novas tecnologias até os turistas estrangeiros que passam a ter acesso em qualquer lugar a informações na sua própria língua podem ser atraídos por aplicações que enriqueçam a visita física ao local.
As equipes de desenvolvimento de RA podem incluir todo o tipo de conteúdo digital, é uma oportunidade única de storytelling com guias turísticos aumentados que podem acrescentar todo o contexto às peças em exposição ou monumentos. Desde a criação de um holograma de um soldado que acompanha o visitante ao longo da sua estadia até vídeos específicos, passando por infografias explicativas, animações e conteúdos 3D e possibilidade de partilha direta nas redes sociais, não há limite para o que pode ser disponibilizado num app.
Assim, como pode-se prever, a RA preencherá o mundo a nossa volta. As empresas que investirem agora terão uma grande vantagem e a oportunidade de serem inovadoras e inspirar consumidores. Pois, conforme muitos especialistas já alertam, em pouco tempo não será opcional oferecer a experiência de RA aos turistas.
Veja Mais
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.