Loading SEBRAE

Mais buscados: sei mei CREDITO consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Tecnologia

As vantagens da Realidade Aumentada no turismo

atualizado em: 05/04/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Imagine um visitante chegando num ponto turístico histórico e não estar limitado ao que os olhos veem. É incrível pensar nas infinitas possibilidades

A tecnologia está a ponto de mudar tudo – da forma como interagimos com objetos até o modo como acessamos as informações. Estamos vivendo a evolução da interação do humano-computador. Vimos nos últimos anos a Realidade Virtual revolucionar o turismo, e agora a Realidade Aumentada promete ainda mais.  Os viajantes podem “testar” seus destinos, hotéis, e atrações preferidas em tempo real, é a combinação do digital com o físico, da percepção com a realidade.

A RA (ou AR na abreviação em inglês) combina elementos reais com virtuais e pode ser vivida com um app instalado num simples smartphone, tablet ou através de óculos especiais. Gigantes de hardware como Apple e Samgsung estão incorporando componentes cada vez mais prontos para a RA em seus dispositivos, enquanto as empresas de software, incluindo o Facebook e o Google, duplicaram o desenvolvimento de recursos e ferramentas avançadas de RA para integrar perfeitamente as experiências dos turistas. As principais vantagens da Realidade Aumentada para o turismo são:

Passado, presente e futuro unidos

Com a RA, a história ganha vida, permitindo a valorização do passado, da cultura e do património através da sua compreensão de forma mais visual e real. Imagine um visitante chegando num ponto turístico histórico e não estar limitado ao que os olhos veem, e simplesmente apontar o smartphone e obter a representação gráfica de um monumento atualmente em ruínas ou a simulação de uma batalha e a história por trás de tudo isso… É incrível pensar nas infinitas possibilidades.

Acesso liberado

A RA permite visitar locais fechados ou impossíveis de acessar pela sua natureza. Apontando para o ponto turístico, a app pode mostrar o seu “raio-X”, revelando o seu interior e facilitando informações sobre a arquitetura ou as peças existentes.

Mais visitantes

Ao proporcionar experiências culturais inovadoras com RA, os destinos ganham novos argumentos e aliados de peso para atrair mais visitantes e públicos mais diferenciados. Desde as camadas jovens ávidas de novas tecnologias até os turistas estrangeiros que passam a ter acesso em qualquer lugar a informações na sua própria língua podem ser atraídos por aplicações que enriqueçam a visita física ao local.

Qualidade do conteúdo

As equipes de desenvolvimento de RA podem incluir todo o tipo de conteúdo digital, é uma oportunidade única de storytelling com guias turísticos aumentados que podem acrescentar todo o contexto às peças em exposição ou monumentos. Desde a criação de um holograma de um soldado que acompanha o visitante ao longo da sua estadia até vídeos específicos, passando por infografias explicativas, animações e conteúdos 3D e possibilidade de partilha direta nas redes sociais, não há limite para o que pode ser disponibilizado num app.

Realidade aumentada a nossa volta

Assim, como pode-se prever, a RA preencherá o mundo a nossa volta. As empresas que investirem agora terão uma grande vantagem e a oportunidade de serem inovadoras e inspirar consumidores. Pois, conforme muitos especialistas já alertam, em pouco tempo não será opcional oferecer a experiência de RA aos turistas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Maio de 2019

Dia da Indústria: a importância do Sebrae RS para as MPEs

SAIBA MAIS

 

24 de Maio de 2019

Mercado de hamburguerias deve crescer cerca de 4% no RS em 2019

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:32

Dia da Indústria: Sebrae foca em gestão e desenvolvimento de mercado para o setor

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:30

Empresas do RS já podem fazer registro automático no site da JucisRS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: