Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Turismo

Acessibilidade

Bem-estar e inclusão: negócios lucrativos

atualizado em: 30/03/18
Regina Cardona

Regina Cardona

Diretora da Interface Hospitalidade

COMPARTILHE
Acessibilidade tem que existir em todos os segmentos turísticos: Cultural, de Natureza, de Negócios e Eventos, entre outros

Na perspectiva de inovação e atendendo à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015), abordamos uma questão fundamental para a inclusão social, a acessibilidade no turismo, democratizando o acesso à atividade, transformando a oferta turística de meramente comercial em uma oferta experiencial. A grande questão é: acessibilidade é um requisito para qualquer empresa turística ou destino que esteja preocupado em oferecer serviços turísticos qualificados.

Turismo acessível não é um segmento. Quando falamos de acessibilidade, o significado é o mesmo de turismo social, ou seja, estamos dizendo que acessibilidade tem que existir em todos os segmentos turísticos: Cultural, de Natureza, de Negócios e Eventos, entre outros. Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida estudam, trabalham e viajam. Então o que devemos perceber é que tem aí uma grande oportunidade de negócios, uma vez que 24% da população brasileira (IBGE, 2010) tem algum tipo de deficiência, o que de fato demonstra que este percentual representa uma demanda reprimida para o mercado turístico.

Além disso, pessoas com deficiência – PCDs – não viajam sozinhas, o que significa uma maior ocupação nos hotéis, mais refeições vendidas, mais pessoas visitando equipamentos de lazer, enfim, utilizando mais serviços turísticos. E ainda temos um estudo: “Mapping the Future of Global Travel and Tourism” (Mapeando o Futuro das Viagens e do Turismo Global, em tradução livre), que demonstra que viajantes com mais de 65 anos aumentarão em 9% na próxima década. Sendo assim é importante ressaltar que a empresa que investe em acessibilidade está abrindo oportunidade para vender mais e obter mais resultado ao incluir o conceito de saúde e bem-estar no seu negócio turístico. Observa-se ainda que o maior investimento é comportamental e não estrutural, porque através das consultorias desenvolvidas foi constatado que o mais importante para eles é o acolhimento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: