Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei CREDITO CONSULTORIA Boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Tendências

O novo luxo no turismo

atualizado em: 22/05/19
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O turismo de luxo evoluiu e está muito mais ligado às ideias de propósito, satisfação pessoal, jornada interior, viagem transformadora

O luxo como tendência mundial já significou ostentação, conforto, alto padrão. Depois passou a ser sinônimo de tempo, experiência, personalização. Hoje pode ser um pouco de tudo isso, mas o conceito evoluiu e está muito mais ligado à ideia de propósito. É a satisfação pessoal, jornada interior, viagem transformadora. É a escolha “quem eu quero ser” e não “para onde vou”. É o que conecta emocionalmente o viajante ao destino.

Conforme a pesquisa do Skift para o International Luxury Travel Market, os fatores determinantes para a escolha de uma viagem de luxo são significado, simplicidade e transformação. O desdobramento desta proposta gera muitas alternativas de diferenciação na prestação de serviços e na forma de gerar vínculo do turista com o destino.

Uma oportunidade é a oferta de experiências junto à natureza com conforto e qualidade. O Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, é um ótimo exemplo, pois explora o potencial natural do entorno, possui  acomodações luxuosas com imersão na natureza, atividades relaxantes ao ar livre,  spa, e a gastronomia regional é valorizada por meio dos produtos locais.

o novo luxo no turismo

Luxo no turismo e o ‘fator cool’

Segundo pesquisa do Virtuoso, uma das tendências em viagens e experiências de luxo é o “fator cool” dos hotéis. Estão nessa categoria as hospedagens com design único que ofertam experiências dificilmente encontradas em propriedades tradicionais. Como o deslumbrante, simples e engenhoso The Mirrorcube, hotel localizado no norte da Suécia que ficou conhecido como o “hotel invisível”, pois é camuflado por paredes de espelhos e seus quartos são instalados no meio de uma floresta.

Explorar novos destinos é outra forte tendência para o próximo ano e pode ser o principal motivador de viagens de luxo. Assim como os novos destinos, atividades inesperadas como nadar com vida marinha, voar de balão e passear de helicóptero provavelmente serão também um forte atrativo.

Ser um viajante em vez de turista é um desejo global, as experiências imersas não encontradas em um guia ou folheto, oportunidades para conhecer os locais, bairros errantes e fazer descobertas espontâneas tornaram-se as melhores maneiras de experimentar um destino e serão uma busca também para os turistas mais sofisticados. Seja em degustação de vinhos, apreciação da culinária local ou aprendizado de artesanato tradicional ou de um novo idioma, os viajantes de luxo também buscam a verdadeira cultura local.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

14 de Junho de 2019

Entidades executoras divulgam o Programa Centelha

SAIBA MAIS

 

14 de Junho de 2019

Agroindústrias mais competitivas nas regiões Norte e Serra

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:47

Ainda dá tempo de ser expositor na Mercopar 2019

Sebrae RS Podcast 14/06/2019 19:46

Programação Neurolinguística é tema de palestra on-line

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: