Mais buscados: MEI crédito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
O luxo como tendência mundial já significou ostentação, conforto, alto padrão. Depois passou a ser sinônimo de tempo, experiência, personalização. Hoje pode ser um pouco de tudo isso, mas o conceito evoluiu e está muito mais ligado à ideia de propósito. É a satisfação pessoal, jornada interior, viagem transformadora. É a escolha “quem eu quero ser” e não “para onde vou”. É o que conecta emocionalmente o viajante ao destino.
Conforme a pesquisa do Skift para o International Luxury Travel Market, os fatores determinantes para a escolha de uma viagem de luxo são significado, simplicidade e transformação. O desdobramento desta proposta gera muitas alternativas de diferenciação na prestação de serviços e na forma de gerar vínculo do turista com o destino.
Uma oportunidade é a oferta de experiências junto à natureza com conforto e qualidade. O Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, é um ótimo exemplo, pois explora o potencial natural do entorno, possui acomodações luxuosas com imersão na natureza, atividades relaxantes ao ar livre, spa, e a gastronomia regional é valorizada por meio dos produtos locais.
Segundo pesquisa do Virtuoso, uma das tendências em viagens e experiências de luxo é o “fator cool” dos hotéis. Estão nessa categoria as hospedagens com design único que ofertam experiências dificilmente encontradas em propriedades tradicionais. Como o deslumbrante, simples e engenhoso The Mirrorcube, hotel localizado no norte da Suécia que ficou conhecido como o “hotel invisível”, pois é camuflado por paredes de espelhos e seus quartos são instalados no meio de uma floresta.
Explorar novos destinos é outra forte tendência para o próximo ano e pode ser o principal motivador de viagens de luxo. Assim como os novos destinos, atividades inesperadas como nadar com vida marinha, voar de balão e passear de helicóptero provavelmente serão também um forte atrativo.
Ser um viajante em vez de turista é um desejo global, as experiências imersas não encontradas em um guia ou folheto, oportunidades para conhecer os locais, bairros errantes e fazer descobertas espontâneas tornaram-se as melhores maneiras de experimentar um destino e serão uma busca também para os turistas mais sofisticados. Seja em degustação de vinhos, apreciação da culinária local ou aprendizado de artesanato tradicional ou de um novo idioma, os viajantes de luxo também buscam a verdadeira cultura local.
Veja Mais
Notícias
21 de Março de 2025Municípios atingidos pela enchente de 2024 discutem medidas para retomada da economia em evento promovido pelo Sebrae RS
SAIBA MAIS20 de Março de 2025
Encontro sobre Retomada Econômica em Bento Gonçalves Reúne Gestores Públicos da Região dos Vales
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.