Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Mei CREDITO consultoria Boas praticas

Loading SEBRAE

Turismo

Alternativa no campo

Turismo rural atrai quem quer fugir da cidade e é oportunidade para empreendedores

17/01/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Para empreendedores rurais, receita gerada com o turismo pode ser complementar à das principais atividades da propriedade

Trânsito, violência, filas de banco, escritórios, apartamentos pequenos, alta aglomeração de pessoas: diante do stress da vida nos centros urbanos, muita gente pensa que o melhor seria poder viver em maior conexão com a natureza. Já que não é possível abandonar as cidades de uma vez por todas, uma opção é usufruir dos serviços oferecidos pelo turismo rural. Pelo menos por algumas horas ou dias, o turista pode deixar as preocupações de lado e aproveitar outro estilo de vida.

Para o empreendedor, pode ser uma oportunidade de incrementar a renda gerada pelo negócio principal da propriedade. Na pesquisa Retrato do Turismo Rural no Brasil com foco nos Pequenos Negócios, o SEBRAE revela que a natureza da atividade no Brasil é bastante associada à complementação de receita. As principais atrações oferecidas são aquelas que buscam integrar o visitante à vida no campo. É como abrir as portas e deixar o turista experimentar o cotidiano do ambiente rural, pode-se considerar uma das possibilidades abaixo (ou, é claro, uma combinação delas!).

56_revisado_1208turismo_ruralvamanda_840x415

Visitação: belezas naturais e atividades ao ar-livre atraem turistas, mas você já parou para pensar que muita gente pode ter curiosidade sobre o acervo de objetos históricos da sua família ou sobre o funcionamento de uma agroindústria? A visitação é atividade mais oferecida pelos empreendedores (61%). Talvez você não tenha se dado conta, mas é possível que características únicas da sua propriedade possam se transformar em atrações turísticas.

Gastronomia: se você tem um galpão ou casa disponível, gosta de trabalhar com alimentos e tem habilidades culinárias, pode abrir um restaurante, lancheria ou ponto de venda para produtos típicos da sua região.

Turismo educacional: das crianças aos universitários, estudantes de todas as fases escolares têm necessidade de ir além da teoria. Sua propriedade pode se transformar em um importante recurso didático para temas ligados a Biologia e Geografia, por exemplo.

Hospedagem: se você tem quartos ou casas livres, pode proporcionar uma experiência desejada por muitos turistas. Afinal, desconectar-se da vida na cidade e vivenciar o cotidiano rural é o que muitos procuram. Se quiser criar um espaço especialmente relaxante, pode considerar a possibilidade de abrir até mesmo um spa rural, mas uma pousada simples já pode atrair bastante gente.

 

Vale lembrar alguns pontos importantes de atenção como:

  • Avaliar a distância da cidade e qualidade das vias de acesso;
  • Ter consciência que o turismo é uma atividade na maioria das vezes de final de semana, e exige interação e atenção com o público;
  • Avaliar e investir na melhoria da infraestrutura da propriedade, como banheiros;
  • Promover a propriedade, é importante usar ferramentas de marketing, como redes sociais para divulgar as atividades, horários de funcionamento e reserva, cardápio etc.

De acordo com o estudo, apenas 31,5% das propriedades oferecem hospedagem. Degustação de produtos típicos, banhos de cachoeira, trilhas, interação com animais da fazenda, colheita de frutas e verduras – todas estas são opções pelas quais os turistas estão dispostos a pagar. Além disso, 81% das propriedades aproveitam o turismo para comercializar produtos próprios ou da região.

A pesquisa também revelou que, em 88% dos casos, trata-se de uma atividade familiar, o que também leva a uma sensação de proximidade por parte do turista, que pode sentir-se verdadeiramente fazendo parte por alguns instantes daquela maneira de viver mais próxima à natureza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Julho de 2018

O que a NRA Show ensinou aos empresários

SAIBA MAIS

 

19 de Julho de 2018

Resultados de 2017 superados no 3º dia da Francal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: