Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Apicultura

Inovações

Técnicas para otimizar produção são trunfo para crescimento do negócio

atualizado em: 31/07/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Iniciativas como essas, entre muitas outas, trazem resultados significativos no aumento da produtividade das colmeias e no aproveitamento do produto final

É de grande conhecimento que a base econômica da apicultura é a produção de mel, mas a criação de abelhas também tem como objetivos a polinização agrícola e a produção de pólen, própolis, apitoxina e geleia real, produtos que são utilizados nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética, o que demonstra a grande importância da atividade como agronegócio.

O Brasil, devido às suas características de flora e clima, pode ser considerado uma potência melífera, mas ainda assim os apicultores estão sempre buscando melhorar a produção apícola de forma a torná-la mais eficiente. Isso porque ocorrem perdas consideráveis de mel dentro da cadeia produtiva da apicultura, desde a colheita nos favos até a extração para obtenção do produto final.

Na década passada, por exemplo, foram constatados no Estado de Santa Catarina índices de perda de mel de até 35% durante a produção apícola, o que evidenciava a necessidade de melhorias nos processos da apicultura.

Dessa forma, nos últimos anos os apicultores vêm procurando desenvolver meios e técnicas que aumentem a eficiência da produção, tanto no aspecto tecnológico como também de gestão do apiário, investindo em equipamentos e estudos desse setor do agronegócio.

Técnicas para otimizar produção são trunfo para crescimento do negócio

Um exemplo de inovação no método de produção é o desenvolvido pelo apicultor Adriano Adames, no Mato Grosso do Sul. Adames substitui a abelha rainha anualmente e não somente após cinco anos, como faz a maioria dos apicultores. Isso evita a queda de produtividade do processo normal de vida da abelha rainha, que aos poucos reduz o vigor de fecundação. Outra iniciativa foi a de “antecipar a primavera” em 60 dias, alimentando as abelhas com néctar e proteína, o que faz com que elas entendam que a florada iniciou.

Outro exemplo de inovação, desta vez no aspecto tecnológico, vem dos apicultores australianos Stuart e Cedar Anderson, pai e filho, que desenvolveram um novo sistema de extração de mel, o qual chamaram de “Flow Hive”. Ele consiste em armações que contêm favos de plástico e cera que se abrem quando é inserida uma chave pela lateral, fazendo com que o mel escorra por um tubo curto. Nesse sistema, a colmeia tem um painel transparente de plástico, que possibilita ao apicultor avaliar pelo lado de fora a produção do mel. Isso evita todo o procedimento tradicional de extrair partes inteiras da colmeia, abri-las com facas quentes e depois usar uma centrífuga para obter o mel, o que, além de ser muito mais trabalhoso, é também estressante para as abelhas. A dupla criou assim um sistema mais sustentável e menos agressor para esses insetos tão importantes do nosso ecossistema.

Iniciativas como essas, entre muitas outas, trazem resultados significativos no aumento da produtividade das colmeias e no aproveitamento do produto final, o que mostra que o apicultor que busca informações e não tem medo de investir em tecnologia pode se destacar nesse setor tão peculiar do agronegócio.

 

Veja também:

Vídeo – Apicultura: Ambiente de Produção

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: