Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crédito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Engajamento

Desenvolvimento territorial: a contribuição da educação

atualizado em: 19/12/18
Priscila Trindade Sant'Anna

Priscila Trindade Sant'Anna

Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS

COMPARTILHE
Além de inserir as pautas sobre a história e vocação de sua região nas aulas, é possível trabalhar com projetos que auxiliem a resolver os problemas do entorno

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Uma educação de qualidade é a mola propulsora do desenvolvimento social. Uma sociedade é feita de pessoas e estas devem estar apropriadas de habilidades de liderança, cooperação e iniciativa para transformar a realidade de sua comunidade. Precisamos nos preocupar hoje em formar os líderes do amanhã e por isso a educação é a melhor forma de desenvolver cidadãos conscientes do poder de transformação do seu entorno.

Na escola, é importante repassar conhecimentos de economia e da história de seu território para que os jovens se apropriem do ambiente de sua cidade, entendam os pontos fortes, que garantem senso de pertencimento, orgulho de viver onde se está e vontade de permanecer ali, trabalhando, empreendendo, escolhendo se estabelecer e movimentando a economia local. E que também compreendam os problemas de seu município para que possam contribuir, desde cedo, em tudo o que estiver em seu alcance.

Mas como fazer isso? Além de inserir as pautas sobre a história e vocação de sua região nas aulas, é possível trabalhar com projetos que auxiliem a resolver os problemas do entorno. Pode ser pintar a escola, fazer uma horta comunitária, se envolver em assembleias para ficar mais próximo do poder público e cobrar ações que favoreçam a sua comunidade. Isso é desenvolver a cidadania. Encorajar uma postura questionadora e proporcionar momentos em que os alunos possam expor o que sabem, incentivar os alunos a participarem de desafios, fazer projetos de acordo com temas que se conectem com seus interesses são algumas ideias de como os professores podem estimular e incentivar seus estudantes.

Mais do que realizar ações com os jovens, a escola pode trabalhar dentro do currículo o desenvolvimento de competências a fim de preparar o aluno para ser atuante em um mundo em que está em constante transformação, para que o aprendizado escolar esteja diretamente relacionado à capacidade de aplicar o conhecimento no seu dia a dia, desenvolvendo habilidades e conhecimentos que serão efetivamente utilizados no futuro. E entre as tão faladas competências do século XXI que se quer desenvolver destacamos as atitudes empreendedoras, como proatividade, liderança, negociação, saber trabalhar em grupo e resolver problemas. São as chamadas competências interpessoais, que envolvem a habilidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas.

E como a formação na escola pode contribuir para o desenvolvimento territorial?

A escola pode ajudar a formar jovens com senso crítico e de civilidade, que saibam conduzir as demandas de suas vidas, pensando também na sua comunidade e em como as suas escolhas impactam na vida do outro, na sua cidade, no seu país. Quando empoderamos um cidadão, ele para de delegar a responsabilidade ao governo e passa a tomar para si a resolução dos problemas do seu entorno, no que lhe cabe, sabendo ainda articular a rede de pessoas que possa contribuir para isso.

Precisamos formar pessoas autônomas que corram atrás de seus objetivos e tenham um projeto de vida, sejam líderes, saibam articular uma rede, tenham atitude para transformar o seu entorno. Um aluno empoderado e conhecedor de seu território torna-se um sujeito ativo.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: