Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Como tirar a ideia de um negócio da cabeça e partir para a ação

atualizado em: 28/08/17
Ivandro Rosa de Moraes

Ivandro Rosa de Moraes

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
O SEBRAE RS pode auxiliar nos diversos passos necessários para o empreendedor colocar seu estabelecimento para funcionar

Começar um negócio requer, antes de mais nada, uma boa ideia. E não basta ser boa: o empreendedor precisa ter vontade de trabalhar com isso diariamente. É claro que este é apenas o princípio da história. Alguns passos ajudam a estruturar e testar bem a ideia, com baixo investimento de tempo e dinheiro, antes de criar a empresa.

A primeira dica é tirar a ideia da cabeça e colocar em um papel: o objetivo é visualizar elementos fundamentais para o funcionamento do negócio. O Modelo de Negócios Canvas pode ajudar. Você vai ter que pensar em como definir melhor quem são os clientes e parceiros, os canais, os custos e as receitas, entre outros fatores que serão essenciais. O processo vai ajudar a entender a relação entre os aspectos do negócio e a avaliar a maturidade da ideia. Não significa que, com o tempo, você não poderá mudar de perspectiva – aliás, é muito provável que o primeiro canvas passe por muitas transformações! Ao pensar sobre cada etapa, é importante verificar em quais áreas será necessário buscar capacitação empresarial, como finanças ou marketing, por exemplo. O SEBRAE RS pode auxiliar neste e nos outros diversos passos necessários para colocar seu estabelecimento para funcionar. 

Também será necessário ir atrás dos processos burocráticos, como abrir o CNPJ, alvará e demais licenças exigidas (dependendo do ramo de atuação) para que a empresa comece a operar. O empreendedor não deve esquecer de planejar os custos fixos e os impostos que são pagos. Não esqueça de sempre buscar ajuda para se aprimorar ainda mais nessa jornada!

Quer saber mais? Participe do Curso Online – Planejamento para inovar

 
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: