Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Tendências | GEM

Novos modelos de negócios

Você está preparado para as novas tendências do seu mercado?

atualizado em: 20/10/17
Miriam Gassen

Miriam Gassen

Coach, Consultora e sócia-fundadora da Illigare Assessoria

COMPARTILHE
Somos parte desta ágil evolução, e não queremos ficar fora. E por isto o esforço em se atualizar todos os dias

Os consumidores estão mudando seus comportamentos, seus hábitos e seus meios de consumir.  Há mais expectativas por produtos inovadores, agilidades de processos e entregas, além de formatos diferenciados nos modelos de negócios, que cuidem das questões que são o foco da atualidade.

Temos convivido com esta sede de evolução tecnológica e do acesso à elas. Somos parte desta ágil evolução, e não queremos ficar fora. E por isto o esforço em se atualizar todos os dias. Isto tem impactado no seu negócio?

Podemos comprar hoje um produto na Indonésia e recebê-lo em casa em poucos dias.

O Relatório executivo do GEM RS mostrou uma faceta dos gaúchos, que não chega a surpreender totalmente, mas ao mesmo tempo nos mostra que estamos “grudados” nas nossas tradições, o que é admirável, porém com certa dificuldade de olhar para fora dos limites que criamos. Ainda tropeçamos na dificuldade de aceitar o novo, assimilar sua representatividade, e o possível alcance.  É difícil olhar além do lugar onde estamos? Mas é possível, e há muito mais informação e idéias além desta linha do horizonte. Estamos de fora? Ou apenas lentos?

“O Brasil apresenta a menor proporção de empreendedores iniciais que tem clientes no exterior (só 1,7% tem), e a menor proporção de tecnologia com menos de 1 ano (0,6%). É baixa a capacidade (na média) de inovação, com produtos muito simples, voltados para o atendimento das necessidades básicas do mercado interno.” (GEM 2017, p.9)

As mudanças no mercado, os avanços tecnológicos com fácil acesso às informações e a escassez de tempo, tem modificado o comportamento dos consumidores, que passam a buscar algo que envolva emocionalmente seus sentidos. Algo com agilidade, mais seleto, humanizado, que valorize seu tempo e valha a pena.

Um exemplo disto é o tradicional passeio de trem de Curitiba até Morretes para um almoço típico no litoral. Mas fazer este passeio degustando cervejas artesanais, acompanhadas de produtos como queijos, pães e doces é uma experiência que fica na memória. Curtindo a natureza, o cliente conhece a comida típica do litoral e degusta chopes de diferentes sabores,  trocados a cada 45 minutos, combinados com algum alimento, escolhidos pelos profissionais da cervejaria curitibana Bodebrown, que mensalmente realiza a rota. Em poucos dias os ingressos se esgotam.

Da mesma forma a rede de franquias dinamarquesa Flying Tiger – lojas de design, criatividade e diversão – como se denominam, aproveitou a tendência de experiência única de compra associada com diversão. Criou um layout tipo “labirinto” e oferece produtos divertidos como: cadernos, cartões, etc, com preços a partir de 1 euro. O cuidado com músicas e aromas no ambiente, atrai a clientela que a cada mês conhece 300 novos itens divertidos na loja. Esta proposta é seguida à risca, e os clientes apoiam totalmente, se divertindo com suas escolhas. Você pode visita-la na sua sede em Copenhagem, Dinamarca ou outros países. Ainda não chegou no Brasil!

A economia sustentável entra como um sinal de comportamento do consumo consciente. A preocupação com as mudanças climáticas, os questionamentos sobre desenvolvimento global e a exploração dos recursos naturais, tem feito consumidores reverem suas necessidades. Fazendo o consumo desenfreado ficar com seus dias contados, numa mudança de paradigmas com negócios que agreguem valor.

Exemplo disto é o surgimento de fazendas comunitárias com serviços de entregas de produtos como verduras, frutas e legumes, sendo entregues a associados em grandes centros de forma semanal, quinzenal ou mensal, à escolher.  Novos modelos surgiram, como a “agroecoloja” Quitandoca de São Paulo, que expõem em site como funcionam suas parcerias com os produtores, e o funcionamento do delivery de escolhas do cliente, com transparência e cuidado.

Aproveitando a macrotendência da conectividade – a Bianchi Bicicletas, indústria existente desde 1885 e atuante no mundo todo, não parou no tempo, e se renova mais uma vez.  Criou um espaço com oficina, cafeteria, bikes, roupas de ciclismo, que é o ponto de encontro para ciclistas da região central de Milão na Itália, e que se apoiam nesta estrutura para seus contatos, reuniões e trocas de experiências.

Você conversou sobre expectativas com seus clientes hoje? E família e amigos? Dê a “volta ao mundo” no seu segmento, a internet te ajuda nisto. Veja o que você está perdendo sem inovar, ou seguindo um estilo repetido, sem diferenciais e que está, possivelmente, perdendo espaço.

Bons negócios!

 

Veja outros materiais sobre o estudo do GEM – Clique Aqui

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: