Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Leis e Normas

Comitês Municipais

A participação da comunidade na gestão pública

atualizado em: 21/06/18
Fernanda Camila Dall'Agnol

Fernanda Camila Dall'Agnol

Gestora de Políticas Públicas Sebrae RS

COMPARTILHE
A participação nos Comitês possibilita a consolidação do senso de pertencimento e responsabilidade coletiva

Nossos municípios estão saturados de amarras burocráticas, isso todo mundo já sabe. Para mudarmos essa realidade, que afeta os empreendedores brasileiros, precisamos da atuação conjunta da comunidade nas definições das políticas e iniciativas a serem tomadas. Dentro desse conceito, já há muitos casos de sucesso nos quais, através de Comitês de Desenvolvimento Econômico Municipal, entidades públicas e privadas pensam os processos e contribuem para a melhoria do ambiente de negócios.

Os Comitês estimulam a articulação e a participação da comunidade com a finalidade de buscar melhorias nas políticas públicas dos municípios. Além disso, essas estruturas têm a função de serem canais colaborativos de identificação e definição de prioridades, visando definir diretrizes e metas para a implementação e impulsão de planos municipais de promoção do empreendedorismo.

A participação da comunidade na gestão pública

A importância dos comitês municipais tem a ver com cidadania e com participação efetiva da população nos rumos das definições de políticas públicas. A cidadania não deve ser exercida somente pelo voto, mas sim pela presença dos cidadãos nas tomadas de decisões. Os atores locais têm o direito e o dever de fiscalizar, sugerir e consolidar uma agenda de iniciativas de longo prazo que promovam benefício para a sociedade, e isso significa um amadurecimento da gestão pública.

A interação entre governo e sociedade também pode ser via internet. Um dos grandes exemplos vem de Vancouver, no Canadá, onde a população foi engajada para cocriar um plano para a cidade se tornar mais sustentável. O processo colaborativo contribui para a ressignificação dos órgãos públicos e tende a diminuir a desconfiança em relação à política. Conforme Robert D. Putnam, em “Comunidade e Democracia – A Experiência da Itália Moderna”, a confiança, a cooperação e os espaços de participação são elementos positivos para o bom funcionamento das democracias.

Mas para que se tenha sucesso, os atores participantes ou convidados devem ser indivíduos, grupos ou organizações que tenham poder de sensibilizar a opinião pública sobre os problemas de relevância coletiva. O papel desses stakeholders é de aconselhar os tomadores de decisão, assim a participação se torna legítima, e as ações implementadas tendem a ser mais eficazes.

O município é o local onde as políticas públicas acontecem e é o campo mais propício para o exercício da cidadania. A participação possibilita a consolidação do senso de pertencimento e responsabilidade coletiva, além de transformar planos em ações concretas e próximas à realidade da comunidade.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: