Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Moveleiro

Novos paradigmas

Microapartamentos e seus desafios no setor

atualizado em: 30/08/18
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A falta de espaço pode e deve ser compensada com a disposição de móveis funcionais e aconchegantes

Menos é mais. Quantas vezes você já ouviu esta frase?

O arquiteto Mies Van der Rohe, autor da frase, é considerado o mestre do minimalismo e pioneiro da arquitetura moderna, tendo ajudado a criar um estilo característico do século 20, com simplicidade, espaços abertos e sem obstáculos.

Seu conceito continua atual na arquitetura do século 21, quando analisamos o processo de urbanização das grandes cidades, onde a oferta por terrenos está ficando escassa e os imóveis estão supervalorizados pela temida especulação imobiliária. Aliado a este cenário, o número de pessoas que compõem uma família está diminuindo, casais sem filhos ou com no máximo dois, idosos e solteiros morando sozinhos, alterando a necessidade de grandes espaços.

As construtoras passam a construir unidades menores, reduzindo despesas com as obras e maximizando os lucros. Em São Paulo os apartamentos diminuíram 28% nos últimos cinco anos. O tamanho médio de um apartamento passou de 127 m² para 81 m² em dez anos. E isso se repete em diversas outras cidades do País.

Microapartamentos e seus desafios no setor

Entretanto, um apartamento com metragem menor do que estávamos acostumados não implica, necessariamente, em menos conforto. A falta de espaço pode e deve ser compensada com a disposição de móveis funcionais e aconchegantes. Mais práticos e acessíveis, os chamados microapartamentos exigem pouca manutenção e são adaptados ao modo de vida contemporâneo. É preciso se adaptar, repensar o estilo de vida, não é uma coisa para todo mundo, a vivência deixa de ser dentro do lar e passa a ser na área pública e em áreas compartilhadas pelos condôminos, como cozinha e lavanderia.

Microapartamentos são comuns em megacidades tais como Tóquio, Nova Iorque e Londres, e estão chegando no Brasil. Em São Paulo a Construtora Vitacon lançou apartamentos de 10 m² a 33 m², com a proposta voltada a quem não quer ser escravo do relógio, do trânsito ou da rotina.

As pessoas estão se adaptando a esses novos espaços, porém, sem renunciar ao conforto e praticidade. Profissionais ligados ao setor moveleiro como fabricantes de móveis, varejistas e profissionais criativos devem estar atentos a essa tendência, para se conectar com esse cliente e propor soluções adequadas de mobiliário, otimizando o uso do espaço como principal aspecto da funcionalidade.

Existem grandes oportunidades para quem deseja atuar neste cenário, porém, exige preparo e alto grau de personalização, desde o projeto até a execução.

E então, sua empresa está preparada para esses novos desafios?

 

Veja também:

Artigo – Você está conectado às tendências do setor moveleiro?

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: