Mais buscados: mei crEdito sei Boas praticas Consultoria
Amanda Paim
Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS
As inovações surgem em ambientes que estimulam a criatividade. Colaborar pode fazer com que as ideias se multipliquem e se tornem mais sólidas. Na Economia Criativa, que na maior parte das vezes está relacionada com conteúdos artísticos, trabalhar em grupos múltiplos e diversos é essencial para criar produtos que se conectem com as tendências e expectativas do público.
Em alguns momentos, a colaboração nem é algo opcional: já imaginou produzir um filme longa-metragem inteiro sozinho, do roteiro à iluminação? Quase impossível. Ao mesmo tempo, a colaboração pode vir de diferentes lugares. É possível estimular o público a participar dos processos opinando ou experimentando novas soluções, ativar as redes de relacionamento pessoais dos membros da equipe e até mesmo instituições parceiras que tenham experiência com o tema trabalhado.
Espaços de coworking, que são escritórios coletivos em que profissionais de diversas áreas alugam uma mesa por hora ou mensalmente, podem ser locais extremamente ricos para ativar contatos. Nesses espaços, os profissionais podem apresentar seus trabalhos em conversas informais e ficar na lembrança dos colegas quando oportunidades surgirem. Um fotógrafo, por exemplo, pode precisar de um designer para montar um portfólio, e um designer pode precisar de um fotógrafo para registrar suas obras.
Esses locais também possibilitam que os profissionais compartilhem suas dificuldades e aprendizados uns com os outros, valorizando as vivências e reforçando os laços. Aprender com os erros dos colegas é uma forma de se preparar para não cometer as mesmas falhas e, caso isso seja inevitável, ter dicas de como enfrentar os problemas.
A colaboração abre espaço para novas oportunidades. Cada uma das pessoas da rede possui uma série de outras conexões que podem ser ativadas em momentos de necessidade. Para empreendedores que trabalham com áreas que demandam múltiplos conhecimentos e possibilidades de desenvolver projetos com diversos perfis diferentes, o networking é essencial. As feiras que reúnem gastronomia, moda e manifestações artísticas são bons exemplos. Apenas colaborando e contando com uma verdadeira comunidade em torno de um projeto é possível estimular pessoas para que, de forma independente, tragam o seu melhor e mais criativo para oferecer ao público.
Veja Mais
Tendência
A percepção de impacto socioambiental modifica as formas de fazer negócio
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.