Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Sei crEdito consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tendências

As tecnologias que avançam no mercado conectado

atualizado em: 12/09/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O foco tecnológico é a automatização de processos para escalar trabalhos repetitivos. A expectativa é de adoção rápida para os produtos e serviços com grandes volumes de interações humanas

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Na economia digital, há algumas tecnologias que estão impactando o mercado com mais força: inteligência artificial aplicada a processos, como os chatbots; business intelligence (BI) para análise de comportamento; e todas as ferramentas de TI para automatização. Nesse quadro geral, também está havendo o aumento de escalabilidade de processos. O engajamento do cliente, no geral, tem como principal foco tecnologias voltadas para o omnichannel, gestão unificada de contato com o cliente para inbound, outbound e vendas, integradas com a metodologia de design thinking para desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Antonio Loureiro, CEO e cofundador da Conquest One e da CQ1 Lab, aceleradora para startups de tecnologia em RH, avalia que o foco tecnológico atual é a automatização de processos para escalar trabalhos repetitivos. A expectativa é de adoção rápida para os produtos e serviços com grandes volumes de interações humanas, principalmente em mercados mais competitivos. Rafael Brunacci, investidor anjo da CQ1 Lab, complementa lembrando que a inteligência artificial com o desenvolvimento de plataforma de inteligência cognitiva já vem crescendo muito nos últimos anos.

Nos próximos anos, acreditam os especialistas, a evolução dos algoritmos de processamento e de aprendizado a partir do crescente volume de informação armazenada, juntamente com os hardwares “vestíveis”, deve ampliar muito a gama de aplicação da inteligência artificial nos mais diversos setores do mercado.

As tecnologias que avançam no mercado conectado

Mercado de trabalho

Outro profissional do setor, Marcelo Vianna, CHRO e cofundador da Conquest One e da CQ1 Lab, alerta para uma sofisticação nos postos de trabalho em um futuro não muito distante. O raciocínio é relativamente simples: à medida que os trabalhos repetitivos diminuem, as funções para interpretar o grande volume de informação coletado, como a de cientista de dados, por exemplo, serão cada vez mais comuns de serem demandadas no mercado.

A expectativa é de que não haverá necessariamente uma diminuição de postos de trabalho, mas uma necessidade de capacitação para se adequar às novas oportunidades de mercado que serão criadas e que hoje ainda não são tão comuns. No futuro, cada vez mais o trabalho especialista será demandado, e serão necessários cada vez mais especialistas. Portanto, é preciso se preparar.

 

Veja também:.

[Artigo]

Estamos chegando ao fim da era dos aplicativos?

A tendência é o investimento não em criação de mais apps, mas em chatbots que façam os atendimentos automaticamente e que direcionem a conversa do cliente via aplicativos de mensagens.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: