Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito sei boas práticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Redes de Cooperação

Resultados efetivos

Oportunidades de melhorias para o ecossistema cooperativo

atualizado em: 16/07/18
Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Túlio Josué Pinheiro dos Santos

Coordenador Estadual de Franquias e Redes Cooperação do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O poder de atração aumenta quando as redes estão cientes das oportunidades existentes e estão presentes em pautas importantes para o desenvolvimento do ecossistema

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

As redes de cooperação possuem espaço fundamental para melhorar a competitividade das micro e pequenas empresas. Aqui no RS, essas redes estão bem mais estruturadas e já servem de cases de sucesso, como é o caso da rede das redes, por exemplo. Este formato de associativismo empresarial inovador cria condições para que os empresários, unidos, enfrentem a concorrência dos grandes players nacionais e internacionais e exerçam o seu papel social de gerar e distribuir riquezas.

Para que as redes se estabeleçam de forma mais assertiva, seu poder de atração deve estar relacionado diretamente à sua eficiência, controle, transparência na prestação de contas e na geração de resultados efetivos para seus associados. Por este motivo elas precisam desenvolver serviços e promover entregas que não estejam disponíveis para todos e que sejam, de certa forma, escassos. A atração e a conquista de novos associados não se justificam tanto pela sensação de pertencer, mas pela possibilidade de conseguir algo através da participação.

Oportunidades de melhorias para o ecossistema cooperativo

Entretanto, o poder de atração aumenta quando as redes estão cientes das oportunidades existentes e estão presentes em pautas importantes para o desenvolvimento do ecossistema. Dentre as oportunidades e temas relevantes estão:

  • Falta de legislação específica para nomear as redes de cooperação e formatos para uma atuação mais limpa e sem encargos adicionais/bitributação. Esta é uma pauta da qual todos os representantes das redes de cooperação deveriam participar. Estamos falando em ganhar mais escala e ser considerado um modelo garantido por lei.
  • Aumento do número de redes de cooperação por meio da integração, da melhoria do relacionamento entre redes e do aumento dos ganhos em escala. Assim como na Alemanha, a tendência é ter cada vez menos redes, com maior número de associados.
  • Expansão do número de associados adentrando novos territórios, seja por novos associados ou modelo loja própria. A interiorização das redes como estratégia de expansão é ponto forte para se ter uma marca mais reconhecida.
  • Alinhamento da estratégia entre as redes e associados, como melhoria nos processos de venda, compras conjuntas e engajamento. Ter processos eficientes e eficazes para que todos andem no mesmo sentido agiliza o desenvolvimento e maturidade da rede.
  • Desenvolvimento de novos produtos/serviços para melhoria dos serviços prestados pelas redes de cooperação. Fixar-se apenas em contribuições e valores pagos pelos associados é um risco. Pensar em novas formas para garantir que a rede se autossustente é tendência.
  • Profissionalização das redes de cooperação e seus associados através de controles gerenciais vinculados à estratégia da rede. Ter profissionais capacitados e atentos ao que há de novo no mercado é importante para profissionalizar a gestão.
  • Melhoria no relacionamento e na comunicação entre os associados para reduzir os interesses individuais e melhorar a forma como os associados enxergam a rede. Empatia entre os associados e seus dirigentes. Saber que todos ganham se todos cooperam.
  • Aumento do interesse de empresas de TI, games e startups para atuação em redes de cooperação e interesse para atuação cooperada em setores tradicionais para redes de cooperação como móveis, turismo e alimentos & bebidas. Novos mercados entrando nesse modelo são uma forma de crescimento e de maior disseminação. Encontrar oportunidades nas cadeias pode ser um meio para expansão da rede.

 

Saiba Mais

E-book – Cooperação Empresarial: entenda o poder das alianças estratégicas para a sua empresa

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

06 de Setembro de 2024

Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)

SAIBA MAIS

 

04 de Setembro de 2024

Com edição especial para o RS, Semana Nacional de Educação Financeira realiza palestra gratuita em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: