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Fabiano Bassani Zortéa
Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.
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Também conhecida como manufatura avançada, a indústria 4.0 consiste na incorporação de novas tecnologias, relacionadas à automação e criação de novos produtos ou produção, mas sempre com foco na melhoria do processo produtivo. O termo está sendo muito usado. Muito mais falado do que aplicado. Ou até do que entendido. Podemos dizer que a indústria 4.0 é a transformação completa de toda a esfera da produção industrial por meio da fusão da tecnologia digital e da internet com a indústria convencional.
As mudanças tecnológicas em ritmo acelerado estão trazendo mais facilidade e acesso à informação. Ao mesmo tempo, as demandas dos consumidores também estão mudando muito. As pessoas sabem que podem exigir mais das marcas. Desejo por produtos personalizados e pronta-entrega, motivado especialmente pelas mídias digitais, é um bom exemplo do impacto da mudança na cadeia produtiva da moda. Ao mesmo tempo, o aumento da consciência ambiental e a necessidade de cortar custos incentivam as empresas a serem mais sustentáveis e eficientes. O chão de fábrica precisa de mais flexibilidade e capacidade de adaptação, e a autonomia das máquinas para tomar decisões sobre seus processos passa a ser um fator determinante para melhorar o desempenho, diminuindo a necessidade de interferência humana.
Atualmente, um dos entraves do desenvolvimento dos pequenos negócios de moda é a carência de profissionais capacitados, como costureiras. A automação de algumas etapas de produção é um caminho para resolver este problema. Outra alternativa é a substituição da estrutura tradicional por mini-instalações fabris automatizadas, contemplando o processamento de pedidos, design, modelagem, tingimento, impressão, etiquetagem, corte óptico, manipulação robótica, costura, acabamento, empacotamento e expedição. Integrar as tecnologias físicas e digitais é complexo, claro. E estabelecer boas parcerias é fundamental para avançar, por etapas, recomenda-se.
Do ponto de vista de competitividade dos pequenos negócios, o que preocupa quando observamos estes movimentos de mercado é que, mesmo com as demandas dos consumidores cada vez mais complexas e desafiadoras, muitas empresas ainda não têm conhecimento dos ganhos que a digitalização pode trazer para o negócio, tanto em termos de produtividade quanto em oportunidade de novos negócios, como, por exemplo, a partir da redução do tempo de lançamento de produtos no mercado.
Em um cenário com tantas variáveis, uma coisa é certa. Precisa haver maior convergência entre demanda e oferta de moda. O consumidor quer mais diversidade e conveniência quando compra suas roupas, e a indústria 4.0 traz conceitos e ferramentas para ajudar as empresas nesse desafio de mercado e mudança de cultura.
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