Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Nova revolução

A indústria 4.0 e a produção de moda

atualizado em: 07/11/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O chão de fábrica precisa de flexibilidade e adaptação, e a autonomia das máquinas para tomar decisões sobre seus processos passa a ser determinante

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Também conhecida como manufatura avançada, a indústria 4.0 consiste na incorporação de novas tecnologias, relacionadas à automação e criação de novos produtos ou produção, mas sempre com foco na melhoria do processo produtivo. O termo está sendo muito usado. Muito mais falado do que aplicado. Ou até do que entendido. Podemos dizer que a indústria 4.0 é a transformação completa de toda a esfera da produção industrial por meio da fusão da tecnologia digital e da internet com a indústria convencional.

As mudanças tecnológicas em ritmo acelerado estão trazendo mais facilidade e acesso à informação. Ao mesmo tempo, as demandas dos consumidores também estão mudando muito. As pessoas sabem que podem exigir mais das marcas. Desejo por produtos personalizados e pronta-entrega, motivado especialmente pelas mídias digitais, é um bom exemplo do impacto da mudança na cadeia produtiva da moda. Ao mesmo tempo, o aumento da consciência ambiental e a necessidade de cortar custos incentivam as empresas a serem mais sustentáveis e eficientes. O chão de fábrica precisa de mais flexibilidade e capacidade de adaptação, e a autonomia das máquinas para tomar decisões sobre seus processos passa a ser um fator determinante para melhorar o desempenho, diminuindo a necessidade de interferência humana.

Parcerias para a indústria 4.0

Atualmente, um dos entraves do desenvolvimento dos pequenos negócios de moda é a carência de profissionais capacitados, como costureiras. A automação de algumas etapas de produção é um caminho para resolver este problema. Outra alternativa é a substituição da estrutura tradicional por mini-instalações fabris automatizadas, contemplando o processamento de pedidos, design, modelagem, tingimento, impressão, etiquetagem, corte óptico, manipulação robótica, costura, acabamento, empacotamento e expedição. Integrar as tecnologias físicas e digitais é complexo, claro. E estabelecer boas parcerias é fundamental para avançar, por etapas, recomenda-se.

Do ponto de vista de competitividade dos pequenos negócios, o que preocupa quando observamos estes movimentos de mercado é que, mesmo com as demandas dos consumidores cada vez mais complexas e desafiadoras, muitas empresas ainda não têm conhecimento dos ganhos que a digitalização pode trazer para o negócio, tanto em termos de produtividade quanto em oportunidade de novos negócios, como, por exemplo, a partir da redução do tempo de lançamento de produtos no mercado.

Em um cenário com tantas variáveis, uma coisa é certa. Precisa haver maior convergência entre demanda e oferta de moda. O consumidor quer mais diversidade e conveniência quando compra suas roupas, e a indústria 4.0 traz conceitos e ferramentas para ajudar as empresas nesse desafio de mercado e mudança de cultura.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Setembro de 2024

Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2024

Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: