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Fabiano Bassani Zortéa
Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.
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Em solo gaúcho, ainda persiste a cultura de comprar mais de indústrias de fora, priorizando companhias de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que encontram boa reputação no segmento de moda. Relacionamento antigo, desconhecimento de alternativa dentro do Estado e preço estão entre os principais motivos de varejistas que optam por comprar de fora.
Nesse ponto, é importante evidenciar que muitos produtos possuem qualidade equivalente e, por vezes, condições de entrega e valores semelhantes, independente do Estado em que são produzidos. Quando me perguntam qual a alternativa para a indústria de moda gaúcha se tornar mais relevante para os consumidores locais, penso que existe uma alternativa principal.
A indústria gaúcha precisa intensificar o trabalho de identidade de marca. Refiro-me a investimento de tempo, estratégia e recursos. De priorizar na agenda das empresas. Para que se possa promover uma comunicação que gere afinidade com o consumidor gaúcho. E não se trata de uma apologia para que o varejista e consumidores só comprem do Estado, mas de criar a conexão e perceber as vantagens para todos quando esses negócios ocorrem. Mais comunicação relevante, direta para o consumidor.
Há um movimento de união entre indústria e comércio de moda, que representa uma grande vitória. Isso reflete em iniciativas como a feira RS Moda, que ocorreu nos últimos dois anos em Porto Alegre.
Estamos no início de uma jornada, tanto a indústria como o varejo reconhecem que possuem boas alternativas, mas ainda têm dificuldades de trabalhar em conjunto. E enquanto não conseguirem um ambiente de maior colaboração, as dificuldades de reter a atenção dos consumidores finais permanecerão grandes.
Tudo começa com a aproximação e a confiança entre quem produz e quem vende. Depois, a estratégia precisa ser conjunta, priorizando o que os consumidores desejam durante a jornada de compra. Para vender mais por aqui, precisaremos entender melhor os comportamentos dos consumidores gaúchos. E talvez este seja o principal desafio de ter um negócio de moda atualmente.
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