Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Novos Modelos

Reaproveitamento de insumos: criatividade e sustentabilidade

atualizado em: 19/09/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Otimização de processos e reutilização de insumos são práticas sustentáveis que reduzem o desperdício e racionalizam o uso dos recursos naturais

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O respeito aos recursos da natureza e a busca por métodos de produção inovadores estão ditando o novo modelo de desenvolvimento da indústria têxtil e de confecções no País. A otimização dos processos produtivos e a reutilização dos insumos empregados no setor têxtil são práticas sustentáveis que reduzem o desperdício e racionalizam o uso dos recursos naturais.

O reaproveitamento das fibras dos tecidos em desuso para a fabricação de novos tecidos é um exemplo de como transformar uma peça que seria descartada em um novo acessório. Mas desenvolver estratégias de destinação adequada para o reaproveitamento dos insumos do setor não é tarefa simples. Apesar de citar o trabalho artesanal como um consumidor importante dos insumos da indústria, o diretor do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Sivergs), Rogerio Bertoli Pereira, lembra que a maioria das empresas produtoras de tecidos não possui grupos de estudos para consumir de forma racional os resíduos. Para ele, a falta de pesquisas e de diretrizes de trabalho faz com que os responsáveis por criar métodos ou formas de consumo do resíduo – as universidades e órgãos governamentais – não demonstrem interesse nesse processo.

Reaproveitamento de insumos: criatividade e sustentabilidade

Apesar de ser impossível aproveitar todo o tecido por meio de uma modelagem específica, alguns métodos podem contribuir para uma produção mais limpa no segmento da moda. Como forma de refletir e alertar para a importância da sustentabilidade no segmento, o Sivergs promoveu um evento em Porto Alegre voltado para o surgimento de uma nova matriz produtiva de transformação a partir dos resíduos da indústria. O RS Moda distribuiu 2 mil sacolas totalmente produzidas com resíduos dos cortes de empresas participantes do evento. Uma empresa gaúcha produziu pochetes, niqueleiras e bolsinhas de mão a partir de recortes de sobras da produção.

Essas e outras iniciativas foram abordadas durante o evento na parte de sustentabilidade na produção de vestuário, de forma a se tornarem, cada vez mais, exemplos para a nova indústria que está surgindo e que será cada vez mais necessária, visto que consumidores vêm exigindo um consumo mais responsável e o planeta também necessita de atenção redobrada na utilização de seus recursos naturais.

 

Veja também:

[Curso Online]

360° – um olhar sobre a cadeia de moda

Conheça a cadeia da moda gaúcha e aumente as chances de fazer melhores negócios.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: