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Rodrigo Baierle Silva
Gestor dos Projetos de E-commerce SEBRAE RS
Preparamos 10 dicas especiais para você que tem ou pensa em abrir um e-commerce:
A primeira reflexão é quem vai comprar o meu produto? Se a sua resposta for todo mundo que tenha interesse, já começamos com dificuldades, pois correrá o risco de concorrer diretamente com grandes empresas e ser somente mais uma loja virtual. O segredo é definir o seu caminho, vender produtos que atendam a necessidade de um público muito bem definindo. Ex: Comercializar camisas diversas de futebol, para fãs do esporte e que são colecionadores.
Após ter claro o seu caminho no e-commerce, é fundamental a escolha dos canais que sua marca estará presente, levando em conta qual a participação do seu público-alvo em cada mídia online disponível (Rede social, site, blog e etc.). Não gaste tempo e dinheiro só para estar presente em canais que não geram resultados para o seu negócio.
Na hora de contratar e/ou desenvolver a loja virtual, faça a seguinte reflexão: Qual será a sua função no processo de venda? Te respondo: Não pode em hipótese alguma dificultar a compra, o seu papel é simplificar e agregar valor na experiência do cliente com a marca.
Na maioria dos casos um site funcional (Que não trave), tenha um bom leiaute, certificado de segurança e principalmente seja responsivo (se ajuste as telas de Smartphone, tablet e computador), lhe atenderá perfeitamente.
Já pensou vender e não ter o produto para entregar? Para que isso não aconteça é fundamental a definição de como será formado o estoque, levando em conta o custo X benefício: O estoque será de parceiros? Manterá a quantidade mínima? Terá a matéria-prima e após a venda confecciona o produto? Será misto, um pouco com a empresa e o restante com o parceiro? Trabalhe com o formato que lhe oportunize o melhor gerenciamento, sem comprometer custos e qualidade do produto.
Aqui está o tendão de Aquiles de muitas empresas que expõem seus produtos em e-commerce e Redes Sociais. Você pode ter o produto ideal para o seu cliente, mas se ele não enxergar isso, não venderá! A criação do conteúdo (Fotos, imagens e texto) deve ser feita com muita atenção, abordando sempre os benefícios do produto, para que ganhe destaque, agregue valor a proposta e cumpra o seu papel estimulando a compra.
Um ponto muito crítico para o e-commerce é a logística, então gerencie o que está sob sua responsabilidade.
#Atenção: Tempo de entrega informado no site. Receber o produto após o prazo previsto gera uma imagem negativa da empresa. Ação: Se o problema estiver na logística, faça contato com o cliente e informe a dificuldade, seja transparente e demostre a sua preocupação.
#Atenção: Como o seu produto está chegando no cliente? Não deixe todo o trabalho feito de divulgação e relacionamento com o cliente ir por água abaixo, pela apresentação do produto em sua entrega. Ação: Faça pós-venda, saiba em quais condições o seu produto chega ao cliente, caso esteja abaixo da expectativa tome medidas para resolver.
Por mais que o e-commerce tenha o viés digital, são pessoas que compram e vendem produtos através de uma plataforma online. Utilize os canais de interação, Chat. E-mail, WhatsApp, telefone e etc. para demostrar o cuidado que os colaboradores da empresa, possuem com os seus clientes, isso aproxima e fortalece o relacionamento com a marca.
Faça pelo cliente algo que ele não espere: Mande um cartão escrito à mão agradecendo a compra; ligue no dia do seu aniversário; dê um brinde personalizado; faça uma embalagem que o encante; faça um desconto inesperado. Seja criativo!
São muitas as opções de compra que possuímos na internet, então quando algum cliente seu reclamar, escute com atenção. Seria mais fácil e desastroso reclamar direto nas redes sociais. Agradeça e avalie se consegue resolver o problema, caso sim você ganhará a confiança do cliente.
O tema e-commerce é repleto de conteúdo e com rápida frequência aparecem inovações e novas informações que o empresário do ramo deve estar atento, pois afetam diretamente a operação e sucesso do negócio.
Quer saber mais sobre E-commerce? Acesse:
E-book – Como montar uma Loja Virtual
Pesquisa – Pesquisa Nacional do Varejo Online
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