Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito SEI boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Naming

Como escolher o nome do seu negócio?

atualizado em: 05/03/18
Tanara Souza

Tanara Souza

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
O processo de “naming”, ou seja, criar e registrar um nome para sua empresa ou produto, é aparentemente fácil, mas na prática pode não ser

O processo de “naming”, ou seja, criar e registrar um nome para sua empresa ou produto, é aparentemente fácil, mas na prática pode não ser. O momento do nome costuma ser ímpar, porque nessa etapa o empreendedor está entusiasmado – para não dizer apaixonado – com a ideia do negócio que, além de muito sucesso, terá um nome criativo e inovador – só que não. Calma, estamos do mesmo lado e torço para que você tenha muito sucesso! Não estou desmerecendo a importância do nome e nem rogando uma praga, mas provavelmente não será tão simples assim.

Inicialmente, ao pensar no nome, procure na internet acrescentando “.com” ou “.com.br” para ver se já existe e se está registrado. Se sua ideia passar por este teste, ainda não é hora de comemorar, você precisa ir ao passo dois: procure nos sites de registro de domínios na internet; se você conseguir registrar terá dado um grande passo, pois já terá o direito de uso na Internet. Mais à frente você terá de registrar nos órgãos competentes para proteger a sua marca.

Como escolher o nome do seu negócio?

Uma vez ouvi que, quando temos uma ideia brilhante, simultaneamente outras quatro pessoas também têm a mesma ideia. Mesmo sendo apenas um ditado, a mensagem nos deixa um alerta: que a velocidade com que colocamos nossas ideias em prática pode fazer toda a diferença. No caso do nome do negócio, isto é fato, pois quem registrar primeiro terá o direito de uso. Como o registro do domínio na internet é rápido e acessível, não perca tempo, vá lá, faça sua pesquisa e seu registro antes que outra pessoa o faça.

Quanto à escolha do nome, não existe uma regra, vários fatores podem influenciar, como o tipo de negócio, o propósito, o diferencial, um sonho ou inspiração que você teve ou acredita, enfim, vale tudo desde que auxilie o seu negócio a crescer e ser lembrado. Claro que uma dose de criatividade não faz mal a ninguém, mas cabe considerar alguns aspectos como a sonoridade, por exemplo. Que seja fácil de ser entendido, pois provavelmente você irá utilizar o nome no site e e-mail e terá que informá-lo aos seus clientes. Se não for fácil de ser pronunciado e entendido, poderá dificultar o contato com sua empresa. Por outro lado, se ele for fácil de ser lembrado e entendido, melhor para o marketing do seu negócio.

Um nome bem escolhido é um grande primeiro passo, pois é a somatória de pequenos detalhes que fazem toda a diferença no conjunto.

Então vamos lá, mãos à obra, ou melhor, ao nome!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: