Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Finanças

Gestão Financeira

Inadimplência: ameaças e iniciativas para minimizar seus impactos

atualizado em: 23/07/18
Saulo Roberto Henrich Morschel

Saulo Roberto Henrich Morschel

Especialista Sebrae

COMPARTILHE
Cenário econômico vem fazendo crescer a inadimplência, mas algumas ações podem ajudar a minimizar seus impactos nos pequenos negócios

Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado uma grande crise política e econômica, que resultou em um aumento expressivo no número de inadimplentes entre todos os tomadores de crédito do País. O desemprego e a instabilidade econômica são as adversidades que mais comprometem as finanças das famílias. Em março deste ano, o crescimento da inadimplência foi de 3,13%, se comparado com o mesmo período de 2017. Foram verificados mais de 60 milhões de brasileiros com restrições no CPF. As médias e pequenas empresas estão entre as que mais sofrem com o aumento do endividamento dos consumidores. Além dos prejuízos devido ao não recebimento das dívidas por parte do consumidor, o empresário também encontra dificuldades em honrar seus compromissos financeiros com fornecedores e distribuidores.

Em pesquisa recente, divulgada em maio de 2018, elaborada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a inadimplência entre empresas sofreu uma alta de 8,4% nos últimos 12 meses, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A região Sul registra o segundo maior crescimento de inadimplência entre as empresas do País, com aumento de 3,99% no percentual de devedores, ficando atrás apenas da região Sudeste. O período de incertezas afeta significativamente a capacidade em arcar com os custos operacionais do negócio. Consequentemente, o comprometimento financeiro gera demissões, eleva ainda mais o cenário de instabilidade e se torna um ciclo vicioso de desemprego e inadimplência.

Inadimplência: ameaças e iniciativas para minimizar seus impactos

Apesar do cenário negativo, a economia tem dado alguns sinais de recuperação, o que contribui para a adoção de um conjunto de práticas de controle de inadimplência, que pode ajudar a manter as contas do negócio no azul:

Controle as contas e o fluxo de caixa

É inevitável controlar e organizar as contas a receber das vendas a prazo. Para manter a saúde e as finanças da empresa, provisione os recebimentos para as datas acordadas nas vendas a prazo. Dessa forma, é possível evitar uma desordem no fluxo de caixa, prevendo possíveis períodos negativos.

Seja prevenido e cauteloso

A prevenção da inadimplência pode ocorrer antes mesmo da venda, com ferramentas simplificadas que garantem segurança ao empreendedor. O primeiro passo é fazer a análise de crédito de seus clientes através da consulta ao CPF ou CNPJ do consumidor nos órgãos de proteção de crédito.

Outro importante passo é a adoção de critérios para estipular um limite de crédito que não seja superior à disponibilidade de orçamento do cliente. Comece ofertando limites menores e aumente conforme forem realizados os primeiros pagamentos. Ainda, procure ter uma ampla oferta de aceitação de bandeiras de cartão de crédito.

Registre os títulos em instituições bancárias, o que permite que o banco proteste as dívidas automaticamente após o vencimento e, após a quitação, identifique o pagador.

Soluções de gestão facilitam a tomada de decisões

Controlar e gerir a inadimplência dentro da empresa fica mais simples e seguro com a ajuda de um sistema integrado de gestão empresarial (ERP).

Outra opção é ter um controle em planilhas para facilitar o procedimento de cobrança. Tenha como prática extrair relatórios periódicos (ou até mesmo diários) de títulos não pagos e adote uma sistemática de cobrança. Quanto mais tempo em atraso, mais duras deverão ser as medidas para reaver os valores em aberto. Ainda, lembre-se de registrar os históricos das cobranças para auxiliar na gestão.

Estas são apenas algumas sugestões de medidas, e outras podem ser adotadas em seu negócio. Lembre-se de que a inadimplência pode afetar os resultados e a saúde de um empreendimento, e por isso é um tema que exige atenção e controle permanentes.

 

Quer saber mais sobre o tema? 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: