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SEBRAE RS
Redação
Em um mundo em constante transformação, é preciso estar atento às inovações e saber avaliar o impacto no seu negócio. A forma de consumir produtos e serviços está mudando e a busca por novas experiências é o que move os consumidores. Para permanecerem como protagonistas neste cenário cada vez mais competitivo, os empreendedores precisam se reinventar e buscar novas formas de encantar os clientes. Diversificar produtos e serviços, buscar parcerias e, principalmente, contar com apoio e expertise de quem entende de empreendedorismo é a fórmula para tocar negócios bem-sucedidos e ter oportunidades de expansão.
É o que fazem os quatro empreendedores gaúchos que contaram suas trajetórias na campanha institucional do Sebrae RS em 2018. De lá para cá, todos evoluíram e mantiveram expectativas positivas de crescimento para os próximos anos. São relatos inspiradores para quem quer abrir seu próprio negócio.
A Venturin Uvas Finas, de Caxias do Sul, tornou-se referência em gestão e em ferramentas como cadernos de campo, controles gerenciais e técnicos e boas práticas agrícolas. Com auxílio do Sebrae RS também trabalharam o desenvolvimento da marca e são reconhecidos quando o assunto é a permanência do jovem no campo. Pelo Sebrae, eles participaram de vários cursos, projetos e integraram missões para países como Israel, Chile, Argentina para conhecer as inovações e buscar inspiração. Charles Venturin, que administra a propriedade juntamente com a família, conta que a produção já está consolidada e o desafio agora é trabalhar com o turismo rural de forma mais profissionalizada, melhorando a estrutura do empreendimento. “É outro nicho de mercado que se abre”, complementa.
Para tanto, novamente estão recorrendo ao apoio do Sebrae. “Já estamos com projeto para ampliação do espaço. Queremos receber bem as pessoas no verão”, revela o empresário. Localizada no distrito de Monte Ibérico, a propriedade costuma abrir durante três a quatro meses no verão, principalmente para quem quer acompanhar a colheita de uva ou conhecer os parreirais. E a família não para de fazer planos. “Depois da ampliação, vamos pensar em oferecer novas opções aos visitantes”, adianta Venturin. O desafio agora é conseguir melhorar o acesso até a propriedade que ainda é de estrada de chão. “Da porteira para dentro fizemos a nossa parte”, afirma.
Pensar sempre à frente é uma característica do Café República, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. “Sempre contamos com o apoio do Sebrae, desde o nosso início no meio empresarial”, salienta Eurico Albrecht Junior, que criou um ambiente para quem adora café. No local, os diferentes tipos de café chamam tanta atenção quanto os variados preparos. Há o tradicional expresso, o coado em filtro de pano, passando pela infusão, que se assemelha ao processo do chá, até o aeropress, um método desenvolvido nos Estados Unidos que alia a infusão à extração sob pressão. Para tornar a paixão pelo café em um negócio bem-sucedido, ele e a esposa e sócia Kerlen Caroline Costa participaram de programas como o Empretec e buscaram consultorias nas mais diversas áreas.
“O Sebrae sempre nos motivou a olhar para o negócio de maneira crítica e bastante atenta”, diz Albrecht Junior. A exposição proporcionada pela campanha institucional do ano passado também surtiu bons resultados. “Percebemos que, durante a campanha, o feedback dos clientes era sempre muito positivo, eles gostam de se sentir parte desse crescimento, desse reconhecimento. O aumento de visibilidade foi notável”, complementa. O Café República também serve como difusor das boas práticas, com cursos e workshops sobre cafés especiais, formação de baristas e ainda assessoria para quem quiser abrir sua cafeteria. “Para o futuro próximo pretendemos continuar fortalecendo o cenário gaúcho de cafés especiais e aumentar o número de alunos formados, sejam eles profissionais ou apenas apreciadores do mundo dos cafés”, informa.
Motivação é o que não falta à designer de moda Carolina Potrich. Há cinco anos ela abriu o atelier que se tornou conhecido em Caxias do Sul pelas peças de roupas e acessórios a partir do crochê, do bordado e de outros trabalhos manuais. “Estamos em constante evolução como negócio, chegamos ao quinto ano e é com bastante alegria que me sinto ainda mais preparada”, revela a empresária. Ela participou de diversas atividades com o Sebrae RS para entender o que representa empreender. Integrou o Projeto Indústria da Moda e vê nos workshops, capacitações e consultorias oportunidades sempre importantes de atualização e aperfeiçoamento.
O atelier valoriza o trabalho de artesãs da região como crocheteiras, bordadeiras e costureiras. Ela sempre está em busca de valorização da marca e aposta na criação e na sustentabilidade, quer nas criações sob encomenda ou nas vendas pela loja virtual. “O ano de 2018 foi bastante desafiador porque fiz alguns testes com o negócio e levei a marca para outros lugares. Isto, com certeza, me engrandeceu. De um modo geral, é só evolução, um passo bem grande foi dado e nesse momento estamos colhendo os frutos de todo esforço e empenho”, ressalta Carolina.
Evolução é também o que está acontecendo com a Triider. A startup nasceu em 2015 e, no mesmo ano, ingressou na turma 4 do Startup RS, programa do Sebrae RS de pré-aceleração de startups. O empreendimento foi um dos destaques de sua turma no Startup RS, foi selecionado no Pitch no Carro (promovida pelo Cabify, StartSe e Sebrae RS) e já ganhou o prêmio de startup popular da Amcham Arena. A Triider conecta clientes e prestadores de serviços especializados em elétrica, hidráulica, limpeza, montagem de móveis, climatização, fretes e pequenos reparos. Atualmente, são mais de 50 mil clientes cadastrados para atendimento em Porto Alegre e Canoas.
“Muita coisa mudou do ano passado para cá”, afirma Juliano Murlick, um dos sócios. “Crescemos 18 vezes em 2018, aumentamos (bastante) o nosso time e estamos com muitas novidades para 2019, entre elas a expansão para uma nova cidade, Curitiba, a partir de junho.”, complementa. “Com toda certeza, a campanha do Sebrae impactou positivamente a nossa história. Além de estampar a nossa marca por aí, a campanha gerou credibilidade e confiança na Triider”, comenta. Para este ano, os planos são de expandir para outras cidades, além de Curitiba, e lançar um novo produto. “Como meta mais a longo prazo, estamos trabalhando para que o Triider esteja por todo o Brasil”, revela entusiasmado.
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