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Gustavo Scheffel Adornes
Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros
O uso da lógica de jogos em contextos diferentes do lazer recebe o nome de gamificação. No cenário atual, esta tendência é vista como um valioso caminho para inovar contando com o envolvimento e a motivação das pessoas, além de ser usual na promoção do aprendizado e na solução de problemas.
Nessa concepção, é interessante ter claro que jogos são considerados um sistema de interação entre diferentes partes, o qual pode ser desenvolvido por meio de um enredo abstrato e com estética própria, atendendo quatro mecânicas comuns:
Metas: elemento no qual os jogadores concentram as suas forças, pela evolução de um personagem, busca por habilidades ou alcance de conquistas.
Regras: determinam permissões e limitações dos jogadores, estruturando o jogo em si e promovendo equilíbrio nos desafios.
Feedbacks: por meio de pontuações e/ou recompensas diversas, o jogador é informado de seus progressos quanto aos objetivos propostos.
Envolvimento voluntário: é a concordância do jogador com as outras três mecânicas.
Podendo ser utilizada em diferentes contextos, a gamificação é aplicada para envolver e engajar pessoas, provocando o comportamento colaborativo e/ou a fidelização. Para esses fins, a reação emocional é um elemento valioso.
Exemplos de aplicação de dinâmicas de jogos podem ser vistos em empresas diversas, como estímulo a treinamentos e desenvolvimento, na promoção ao empreendedorismo, etc. Porém, apesar do reconhecimento como uma útil ferramenta para inovar e aprimorar as relações das organizações, a prática da gamificação também é alvo de críticas. Essas colocações se devem aos possíveis efeitos negativos nos “perdedores” dos jogos ou pela perda do propósito relacionado, podendo virar apenas uma brincadeira.
Essas possibilidades são solucionadas com planejamento criterioso e bom uso do design de jogos, fruto de um entendimento mais profundo do conceito em si. Abaixo, há algumas sugestões de fontes para se aprofundar no tema:
· TED Talk com Janie McGonigal – como os jogos podem fazer um mundo melhor
· Livro “Gamification, Inc”, da MJV (http://www.livrogamification.com.br)
· TEDx com Nilton Melo – como aliar o divertimento pode engajar pessoas e aumentar produtividade
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