Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI CREDITO Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Moveleiro

Produção Consciente

Práticas sustentáveis contribuem para a expansão do setor

19/07/18
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Trabalhar de forma sustentável tornou-se imperativo para as empresas se manterem relevantes a longo prazo

Constituído por pequenas e médias empresas, o setor moveleiro caracteriza-se pela segmentação de mercado e pelo uso de recursos naturais com potenciais renováveis. É o caso, por exemplo, das madeiras de MDP e MDF. Todas são de florestas renováveis de pinus e eucaliptos. Para evitar o desperdício e otimizar a atividade econômica, o setor tem investido na gestão de resíduos que, posteriormente a alguns processos produtivos, podem se transformar em uma nova matéria-prima, seja no mesmo segmento ou em setores distintos da indústria.

Enxergar o resíduo como material sem utilidade ficou no passado, analisa Cecilia Giovanella Cecconi, membro do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), pois todas as empresas utilizam a política do melhor aproveitamento dos resíduos e são cientes da importância de que os mesmos devem ser tratados no início do processo e não no final do túnel. De acordo com ela, algumas empresas trabalham com produção mais limpa, outras com conscientização interna aos funcionários para melhor aproveitamento.

 

Práticas sustentáveis contribuem para a expansão do setor

Segundo o Conselho, os resíduos são separados por tipos e enviados a reciclagem. Somente os resíduos Classe I e Classe II, que não podem ser reciclados, são enviados para coprocessamento ou aterros licenciados. Os demais materiais são enviados para reciclagem e reaproveitamento. Os resíduos de MDP e MDF são utilizados como combustíveis na fabricação de telhas e tijolos.

Programa para a indústria

A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, está desenvolvendo no âmbito do Projeto Brazilian Furniture um programa de sustentabilidade direcionado à indústria moveleira. O Programa de Sustentabilidade Abimóvel 2018 vem desenvolvendo um plano de soluções e diretrizes que orientará as empresas do Projeto na gestão, operacionalização e implementação de uma produção mais sustentável.

De acordo com a associação, objetivo do programa é detectar possíveis ações e demandas a serem implementadas pela indústria moveleira na melhoria da competitividade do setor no mercado internacional. A WHF Design Company, consultoria responsável pelo programa, iniciou em janeiro um estudo que visa identificar, mapear e propor práticas para o desenvolvimento de uma gestão sustentável nas empresas do setor moveleiro do Brasil.

Desta forma, Daniel Luiz, presidente da Abimóvel, explica que trabalhar de forma sustentável tornou-se imperativo para as empresas se manterem relevantes a longo prazo, uma vez que a credibilidade ambiental passou a ser um importante fator de competitividade tanto nacional como internacional.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

13 de Agosto de 2018

Produtores de orgânicos do RS prospectam mercado em Brasília

SAIBA MAIS

 

13 de Agosto de 2018

Mercopar é divulgada em Panambi e Bento Gonçalves

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 10/08/2018 16:33

Sebrae leva opções de crédito a Soledade, Ibirubá e Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 09/08/2018 17:07

Pais empreendedores contam suas experiências

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: