Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEI credito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Startup

Fique de olho

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

atualizado em: 23/12/19
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
As startups estão trazendo novos modelos de negócios e rompendo a barreira dos negócios tradicionais

As startups estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia trazendo novos modelos de negócios que impactam as empresas e a vida das pessoas. Elas têm na sua essência a resolução de um problema real de mercado aliado a inovação, propósito e experiência do usuário/cliente.

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020 3

De agrotech a comunicação elegemos algumas startups gaúchas que se destacaram em 2019 e que prometem um grande crescimento em 2020 para você ficar de olho:

 

Arpac    http://www.arpacbrasil.com.br/

 

A ARPAC é uma startup prestadora de serviço especializada em pulverização agrícola por meio de drones, fundada em 2016, no Rio Grande do Sul, pelo administrador e piloto de aviões Eduardo Goerl e atualmente a empresa atua com três modalidades de negócios: a pulverização biológica; química e mapeamento de área.

Recentemente a startup captou 1,3 milhão em rodada de investimento, o que possibilitou a abertura de 05 polos operacionais, instalados em regiões estratégicas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, dando início ao plano de expansão da marca.

Inserida em um mercado promissor e aquecido, a empresa prevê atender mais de 200 mil hectares em serviços até o final da safra atual, e estima faturar 1 milhão de reais (o primeiro da empresa).

 

 

BIMachine   https://www.bimachine.com.br/

 

A BIMachine é uma Plataforma Data Driven completa e escalável, em formato SaaS, que permite agregar inteligência de dados para melhorar a tomada de decisão e, por conseguinte, a gestão de empresas de todos os portes e segmentos. Além de agilidade para tomada de decisões a plataforma provê insights mais ágeis e inteligentes para as empresas.

A startup está fechando 2019 com um crescimento de 80% atuando no mercado nacional com expansão internacional, com operações na Colômbia e América Central por meio de canais.

 

Cowmed    https://cowmed.com.br/

 

A CowMed surgiu para facilitar e melhorar a vida do produtor. Desde o seu surgimento, está sempre foi a grande preocupação da equipe Cowmed: desenvolver soluções que vão além do benefício direto, mas que auxiliem produtores, colaboradores e técnicos a otimizar e qualificar a tomada de decisão nas fazendas do Brasil.

A Cowmed foi muito além do desenvolvimento de tecnologias para a pecuária leiteira. Além de manter a sua capacidade de desenvolver tecnologias de ponta para a pecuária, agregou a geração, qualificação e retenção de conhecimento na fazenda, onde os dados obtidos são amplamente analisados e transformados em informação que auxilia profissionais das fazendas a tomar melhores decisões.

A startup termina o ano de 2019 com números motivadores, está presente em 11 estados brasileiros, em 150 propriedades, somando mais de 15 mil animais monitorados e 37 mil animais traduzidos resultando em, aproximadamente, 65 mil cios, 90 mil doenças detectadas e 100 milhões de horas de vacas monitoradas.

Em 2020, a startup deve crescer ainda mais, como consequência dos resultados positivos a campo, investimentos e muito trabalho da equipe, que pretende alcançar a casa dos 30 mil animais monitorados e expandir seu mercado para outros países.

 

 

Criativando    https://criativando.com.br/

 

A Criativando é uma plataforma que conecta Lojistas, arquitetos e designer gráfico para que criem papel de parede de alto padrão 100% personalizado e sob-demanda. Além de criarem modelos exclusivos e únicos com realidade aumentada, que vão de modelos que contam histórias a modelos que auxiliam a alfabetização e ensinam idiomas.

Em 2019 a startup cresceu mais de 50% em relação a 2018 com a plataforma para B2B com novos modelos e novas funcionalidades. Também criou projetos de decoração com realidade aumentada para clientes como Ambev e redes de franquias como Doctor Med, Xok’s Chocolates e passou pelo Shark Tank Brasil onde receberam a proposta de investimento da Camila Farani.

Para 2020 a startup projeta o crescimento de mais 50%, lançamento de um modelo de franquias já projetando abrir pelo menos 10 franquias em 2020 e também abrir o modelo de marketplace para outros produtos na sua plataforma.

 

Delivery Much   https://deliverymuch.com.br/

 

Com foco em atender cidades de 30 mil a 250 mil habitantes, a Delivery Much, com o lançamento da vertical de logística, se consolidou em 2019 como maior app de delivery de comida do interior do Brasil.

A startup está presente em mais de 200 cidades do país e como meta para 2020 está a expansão para outros segmentos do delivery, como supermercados, com operação já em teste, farmácias, conveniências etc. Para saber mais sobre a Delivery Much, acesse http://franquias.deliverymuch.com.br

 

Elysios    https://elysios.com.br/en/home/

 

A Elysios é uma plataforma de Inteligência agrícola focada em gestão com rastreabilidade de produtores, integração da rede de produtores e controle de cultivos protegidos.

A startup iniciou 2019 com 7 pessoas e hoje está com 14. Também aumentaram o número de produtores para mais de 200. Já são mais de 3 mil hectares mapeados este ano.

Para 2020 a startup superar o faturamento de 1 milhão e impactar mais de 10 mil produtores.

 

Essent Jus    https://www.essentjus.com.br/

 

A Essent Jus é a maior startup especializada em Arrecadação e Contabilidade Eleitoral do país. Com crescimento anual acelerado e utilizando tecnologia de ponta, já são 1.280 clientes atendidos em todo o território brasileiro. E não para por aí. Agora, para expandir suas operações em ritmo ainda mais acelerado, a Essent Jus lança em 2019 a primeira microfranquia de contabilidade eleitoral do Brasil. Sua meta são 1.500 franqueados já para 2020.

 

FunRetro    https://funretro.io/

 

O FunRetro é uma plataforma digital para equipes de desenvolvimento de software realizarem reuniões de retrospectiva scrum. É uma plataforma de colaboração onde equipes podem discutir formas de melhorar sua forma de trabalho continuamente.

A startup possui usuários no mundo todo em mais de 100 países. Conta com 120 mil usuários cadastrados na plataforma e 180 mil acessos únicos por mês. O faturamento da plataforma cresceu 400% em 2019. Para 2020 a startup projeta melhorias do produto e expansão da plataforma.

 

 

Isend      https://www.isend.com.br/

 

O iSend é uma ferramenta de Comunicação e Marketing Digital Multicanal que possibilita, entre outras funcionalidades, a segmentação de contatos, envio de informativos, flyers e campanhas de marketing por e­mail, envio de mensagens de textos por celular (SMS), envio de mensagens de VOZ, publicação de revistas e documentos digitais, integração com sites, blogs e redes sociais, realizando o monitoramento completo de todas as ações.

Comercializado de forma SAS (Software como Serviço), o iSend possui mais de 500 clientes, nos mais diversos segmentos (Entidades/Conselhos/Sindicatos, Turismo, Clubes de Futebol, Médico/Hospitalar, Indústria e Serviços), estando em mais de 15 estados brasileiros e com presença ativa nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Com a evolução da tecnologia, cada vez mais estaremos multi-conectados. Visando este crescente mercado de comunicação e marketing digital e com base nos últimos 3 anos, a startup projeta para 2020 um crescimento de 20% no canal de E-mail, 40% no canal de SMS e Voz, 50% nas publicações (Revista Digital) e com isto crescerá entre 20 a 30% no faturamento.

 

 

Mutuus    https://mutuus.net/

 

A Muutus é uma corretora digital de seguros, uma maneira moderna de cotar, comprar e gerir seguros empresariais. A startup foca em facilitar a experiência do cliente com seguros, sua plataforma compara todas opções para encontrar a cobertura correta, realizar a compra e ainda gerir suas apólices. Tudo online e disponível a qualquer momento do dia. Usando inteligência artificial e aprendizado de dados, a startup pretende refinar e automatizar ainda mais esse processo ao longo do tempo.

A startup busca ser o maior e-commerce de seguros do Brasil, fornecendo uma plataforma completa de gestão de seguros para PME´s, corretores tradicionais e parceiros geradores de negócios.

Atualmente a startup conta com 500 clientes ativos com aproximadamente 900 apólices ativas e vem crescendo esta base em 10% ao mês.

O Amor é Simples   https://www.oamoresimples.com.br/

 

O Amor é Simples é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand) de vestidos de noiva com foco em casamentos não tradicionais. Os produtos tem um design moderno, leve e preços acessíveis. É a marca de casamento das millennials! A produção é feita sob demanda, e a venda é online, em lojas temporárias e em um showroom em POA. Com estratégia Omnichannel chegou-se a R$ 1 milhão em vendas em 2018! O Amor é Simples foi participante do Shark Tank Brasil, é acelerada pela Ventiur e investida por Renato Mendes, ex-executivo da Netshoes e autor do best-seller “Mude ou Morra”.

Captou R$ 650.000 pela plataforma de crowdfunding Captable em apenas 15 dias no final de 2019.

Pretende vender 2 milhões em 2020 e chegar em 16 milhões em vendas em 5 anos, empoderando todas as noivas brasileiras para que realizem o sonho de casar como quiserem, através de produtos e ações que valorizam a cadeia produtiva, a simplicidade e o amor.

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

 

Prosumir    http://www.prosumir.com.br/

 

A Prosumir é uma startup que atua no mercado de aproveitamento energético, desenvolvendo soluções inovadoras para transformar desperdícios de energia em oportunidades de geração de energia renovável, cogeração e eficiência energética.

Seu primeiro produto é a Turbina Redutora de Pressão (TRP) uma turbina a vapor compacta que substitui válvulas redutoras em indústrias que utilizam vapor, realizando a mesma função operacional da válvula e transformando a energia desperdiçada em energia elétrica, que é devolvida para a própria indústria, gerando economias entre 10% e 20% no consumo de energia elétrica, promovendo a geração de energia renovável, eficiência energética e redução de custo operacional.

Seus clientes são grandes corporações industriais como AMBEV, NEXA (Votorantim Metais) e CPFL. A startup conta com uma equipe de 9 pessoas e em 2019 atingiu um faturamento de R$ 1,4 milhões, com crescimento de 100% em relação a 2018. Este ano atingiu a fase de tração e conseguimos finalizou a 3ª rodada de investimentos, recebendo R$ 1,5 milhões de aporte via Equity Crowdfunding, através da plataforma Eqseed. Este investimento será destinado principalmente a área comercial, no qual a startup irá oferecer um novo modelo de negócio, o de Perfomance e com isto entrando na fase de scale up em 2020.

 

TrashIn      https://trashin.com.br/

 

A Trashin realiza gestão de resíduos 360°, conectando geradores de resíduos, cooperativas de reciclagem e a indústria de beneficiamento e transformação. Atua desde a coleta até a destinação final, rastreando e agregando valor aos resíduos por toda a cadeia, ativando a economia circular e remunerando a todos de ponta a ponta.

A startup conta com clientes como Unimed, ESPM, Unilever e P&G, além de condomínios e outras empresas. Em 2020, a Trashin tem a meta de faturar R$ 1,9 milhão e implementar operações com clientes importantes em projetos que causam impactos reais nos locais onde chega.

 

 

 

Ubots      https://ubots.com.br/

 

A Ubots aplica tecnologia, especialmente inteligência artificial, para gerar eficiência e excelência no relacionamento entre marcas e pessoas. Para isso, disponibiliza um software que pode ser conectado aos principais aplicativos de mensagens, provendo criação e gerenciamento de chatbots, atendimento humano multicanal e análise automática de conversas para grandes empresas.

Em 2019, a Startup apresentou um forte crescimento em faturamento oriundo do licenciamento da sua plataforma conversacional para clientes de grande porte, especialmente do setor financeiro.

A Ubots está no seu terceiro ano de operação e conta com clientes por todo o Brasil, além de grandes bancos no Peru e Chile. Em 2020, a startup planeja consolidar sua estratégia comercial, conquistar mais clientes na América Latina e tornar o seu produto ainda mais robusto.

 

Zeeng    https://www.zeeng.com.br/

 

 

A Zeeng é uma Plataforma de Big Data Analytics voltada para o mercado de marketing e comunicação. Fundada em 2019 a startup monitora a presença digital de mais de 5,5k de empresas de mais de 100 diferentes segmentos e consolida em uma única Plataforma informações relacionadas a três diferentes vertentes, são elas: Web Analytics, Notícias e Social Analytics.

O ano de 2019 foi o ano de consolidação e o seu crescimento foi superior a 100%.

A startup possui um portfólio de clientes bastante diversificado e atendendo marcas como: Agentes de Comunicação: AlmapBBDO, Grupo Dentsu, Ampfy, CDI, Ketchum, RPMA, White Rabbit, Moove, BrivaDEZ, entre outros e Empresas: AMBEV, CVC, BS2, Banco Original, Unicred, Polishop, Fundação Dom Cabral, entre outros.

 

 

 

Startup RS

 

O RS tem fortalecido seu ecossistema e se destacado no cenário nacional, já são cerca de 1 mil startups no estado segundo a Associação Brasileira de Startups. Grandes cases de startups, novos hubs de inovação, movimentos de inovação e de comunidades (Pacto Alegre, Instituto Hélice, Comunidade RS), crescimento de investimentos, parques tecnológicos e incubadoras cada vez mais atuantes, programas de desenvolvimento de startups são fatores que estão impulsionando este crescimento. Outro ponto positivo neste cenário são as próprias startups e seus empreendedores que crescem e retornam ao ecossistema suas experiências através de mentorias, melhores práticas e compartilhamento de informações. Já temos grandes cases de sucesso como Me Salva, Superplayer, Warren, Rocket.chat, Aegro, Checkplant, TownSq, Melhor Envio, Piipee, Aquiris que ajudam inspirar novos empreendedores nesta jornada.

 

Se você tem uma ideia e quer transformar em uma startup ou uma startup e busca validar seu modelo de negócio ou escalar vendas, o Sebrae-RS está com inscrições abertas para seus Programas de Startups: Startup RS Start (turmas Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Novo Hamburgo), Startup RS Digital – turma 11 (RS) e Startup RS Scale – turma 5 (RS). Informações e inscrições em www.sebraers.com.br/startups

 

Relembre quais foram as startups que apareceram neste ranking em 2019: https://sebraers.com.br/start-up/15-startups-gauchas-para-ficar-de-olho-em-2019/

 

E no ranking em 2018: https://sebraers.com.br/start-up/10-startups-gauchas-para-ficar-de-olho-em-2018/

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

27 de Fevereiro de 2020

Projeto Fornece 2020 estará na 44ª Fimec com 24 empresas

SAIBA MAIS

 

19 de Fevereiro de 2020

Palestra em Caxias do Sul traz um novo olhar sobre a moda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 15:15

Mercado para micro e pequenas empresas é favorável no país

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 14:40

Scanner Sebrae possibilita autoavaliação das empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: