Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Tendências

Chatbots: interface entre empresas e consumidor

atualizado em: 24/09/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Os chatbots começam a ser utilizados nos mais diversos lugares e podem ser instalados em sites, apps proprietários e aplicativos popularizados

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Chatbot é uma abreviação para “robô de chat”. Os chatbots também são conhecidos como assistentes virtuais, agentes virtuais ou até mesmo “bots”. Trata-se de softwares que trabalham e gerenciam trocas de mensagens que começam a ser utilizados nos mais diversos lugares, podem ser instalados em sites, apps proprietários e aplicativos, como os que já possuem grande número de adeptos: Facebook Messenger ou Whatsapp. O uso fica a critério do cliente, público a ser atingido ou foco das empresas que os utilizam.

Há um número considerável de versões disponíveis e anunciadas no mercado. Os que procuram por uma versão mais requintada de chatbot têm acesso a recursos de Inteligência Artificial. Esses tipos mais trabalhados tornam possível atendimento automatizado, passando informações sobre os produtos e serviços oferecidos, além de realizar ações mais complexas e promover integração entre o chatbot e os sistemas da empresa. Muitos consideram a Inteligência Artificial uma tecnologia avançada em chatbots pelo fato de oferecer ao software características similares ao funcionamento da inteligência humana, com a possibilidade de criar informações a partir de dados utilizados.

Já os modelos básicos também são muito procurados. Com pequenas automatizações, proporcionam respostas e opções de alguns serviços para orientar os clientes a resolver suas dúvidas ou até mesmo realizar a conferência de débitos e apresentar a segunda via de um boleto, por exemplo.

 Chatbots: interface entre empresas e consumidor 1

Cases gaúchos

Um bom exemplo de adoção de chatbots está na porto-alegrense Aspin, que definiu um roadmap diferenciado para a inserção da tecnologia na sua linha de produtos e serviços. Em outubro de 2017, a empresa lançou seu próprio robô de atendimento, visando atender seus clientes. A abertura e a consulta de chamados ou incidentes, a renovação de chaves de licença e a indicação de contatos comerciais estão entre os atendimentos oferecidos pelo chatbot no Facebook da empresa por meio do aplicativo Messenger. Assim como esta, muitas outras empresas já surfam na praticidade dos chatbots como forma de atender um público mais amplo com redução em custos de infraestrutura e pessoal.

Em outra área, a de entretenimento, especificamente no mercado de apps de música, a também gaúcha Superplayer inovou criando um chatbot chamado Zak, acessível pelo Messenger do Facebook que atende o usuário e dá dicas de trilhas sonoras de acordo com o que for solicitado. O usuário pode falar com ele como se estivesse falando com um atendente real, falando, por exemplo, “quero ouvir músicas tranquilas”, ou “estou a fim de um som pesado”, e o bot responde com sugestões, com muita cordialidade, dentro do desejo do ouvinte.

A era dos chatbots está chegando para ficar, ampliando atendimento ao consumidor ou promovendo vendas, com a vantagem de não serem novos apps a serem baixados, pois utilizam os aplicativos de mensagens normalmente já instalados nos dispositivos dos usuários e vastamente populares em todo o planeta. É uma tendência que vale a pena acompanhar e, dependendo dos objetivos do empreendedor, aplicar no seu negócio.

 

Veja também:

Chatbots: interface entre empresas e consumidor 2

[Artigo]

As tecnologias que avançam no mercado conectado

O foco tecnológico é a automatização de processos para escalar trabalhos repetitivos. A expectativa é de adoção rápida para os produtos e serviços com grandes volumes de interações humanas

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

16 de Setembro de 2024

Programa do Sebrae RS e Prefeitura de Poa apoiará 39 startups gaúchas com soluções para cidades resilientes, turismo e saúde.

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: